Uma coisa não se pode negar: a Netflix investe bastante em produções brasileiras para sua plataforma. Mas, o que realmente busca a empresa ao escolher novos filmes e séries brasileiros? Na Rio2C, essa resposta foi respondida.
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Em seu painel na Rio2C, nesta quarta-feira (12), a Netflix contou com atores, produtores e executivos da empresa para falar sobre as novidades da plataforma.
No bate-papo com o público e a imprensa, a Netflix ressaltou que já investiu, em 10 anos no Brasil, 1.5 bilhão de reais em produções nacionais para a plataforma, entre séries, filmes e especiais. Alguns super aclamados e outros nem tanto.
“Não fizemos tudo da maneira perfeita ao longo dessa década. Erramos muito, mas aprendemos também com nossos erros. Estamos sempre em evolução. Tem sido um trabalho de muitas mãos. Esperamos ser parceiros ainda melhores pra vocês”, afirmou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix Brasil.
E cada um desses projetos pode chegar até a Netflix em diferentes estágios, com diferentes modelos de investimento, segundo explicou Gilberto Toscano, diretor de negócios da Netflix Brasil.
“Cada projeto tem um modelo de negócio”, afirmou Gilberto. “Não existe um modelo que sirva pra todos os projetos. Como que chego ao modelo adequado ao projeto? Entendendo se tá pronto pra ser filmado ou se é um projeto a ser desenvolvido, um argumento simples. Se estiver pronto pra ser filmado, a quantidade de tempo e energia da Netflix vai ser pequena. Preciso entender se a produtora tem a pretensão de licenciar e se tem recursos captados.
O projeto pode estar em qualquer estágio. Se estiver no estágio inicial, os times da Netflix vão precisar gastar tempo, energia e trabalho na colaboração com a produtora. Vai ser necessário financiar. O que é um outro modelo de negócios, de aquisição, que chamamos de ‘originais'”, completou o executivo.
O que a Netflix busca em suas novas produções brasileiras?
Para essa pergunta, claro, a resposta varia de acordo com a produção, se será um filme, uma série, um documentário… Mas o mínimo denominador comum, para os executivos da Netflix Brasil, parece ser um: criatividade.
“Quando a gente fala de documentário e reality, a gente procura originalidade, visão criativa, ou até mesmo uma personalidade que a gente já conhece sob uma nova lente. Inovação. É super importante pensar com quem a gente vai falar, qual audiência a gente quer atingir”, afirmou Elisabetta Zenatti.
“A gente busca filmes com personalidade, q expressem a visão criativa do autor, que tragam conexão e entretenimento pra nossa audiência”, afirmou Aline Lourena, gerente de Aquisição de Conteúdo da Netflix Brasil. “Quando a gente tá pensando no projeto, a pergunta que pensamos é: por que fazer esse projeto no Brasil? Qual a importância pra nossa audiência?
A estratégia de filmes hoje pro Brasil é oferecer filmes comerciais e também filmes de autor, ampliar a diversidade de gêneros de filmes, isso tá no nosso radar. O filme pra streaming tem características e especificidades. Busco que esse filme traga, desde os minutos iniciais, algo que prenda a audiência”, concluiu.
Já Haná Vaisman, Diretora de Conteúdo de Séries da Netflix Brasil, a busca é por histórias que atinjam o máximo de pessoas possível.
“A gente tá sempre buscando histórias impactantes, com potencial de atingir um público amplo. Nosso compromisso é com milhões de brasileiros. Também buscamos potencial de render várias temporadas”, afirmou.