in

Rio2C amplia programação sobre mercado da música em sua segunda edição; Elza Soares será homenageada

Divulgação

Divulgação

A segunda edição do Rio2C, sucessor do RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, receberá milhares de convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, nos seis dias do evento, que começará amanhã (23) e irá até o domingo, 28 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras e Oi, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para empreendedores e profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

Voltando nosso olhar para a programação de música, o evento amplia a programação do setor que ainda contará com uma homenagem à cantora Elza Soares. Símbolo de resistência, ela traz ao palco da Grande Sala sua trajetória histórias de luta, superação e de reinvenção em um bate-papo com Zeca Camargo.

O guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988 a 1996.

De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favorito, Minions 1 e 2, Simplesmente Complicado, entre muitos outros. Vencedor de um Grammy, como arranjador em um trabalho do astro inglês Sting, Heitor falará pela primeira vez no Brasil sobre sua carreira e suas obras.

KondZilla é outro nome de destaque no evento, ele falará sobre sua trajetória, sua visão de negócios e a música na internet. Ele é criador de um dos maiores canais de música do YouTube no mundo e comanda uma holding de comunicação.

Entre os palestrantes estrangeiros, estão francês François Pachet, diretor do Spotify Creator Technology Research Lab, que desenvolve ferramentas baseadas em inteligência artificial para músicos e falará sobre o impacto da inovação na composição musical, e norte-americana Susan Butler, editora executiva do Music Confidential – relatório semanal sobre a indústria global de música – que falará sobre como arte e negócio se integram para melhor beneficiar os artistas e criadores.

O multi-premiado produtor musical, Moogie Canazio, recebe a cantora Maria Rita, ganhadora por 12 vezes do Grammy Latino, para uma conversa sobre a narrativa da composição e interpretação, e divide outro painel com o cantor e compositor Lenine, onde falam sobre suas experiências no Grammy Latino.

A cena musical da América Latina será foco de outros dois painéis, que contarão com a presença de expoentes da música latina, como o empresário colombiano Juan Paz, e o músico porto-riquenho Eduardo (Visitante) Cabra.

 width=

Foto: Rio2C edição 2018/Divulgação

 

A narrativa do Samba e do Funk também são temas da conferência. Dois dos maiores ícones da composição e da interpretação do samba, Alcione e Jorge Aragão, falam sobre como compõem e interpretam. Já a cantora Ludmila fala sobre a importância do funk como estilo musical, movimento social e faz uma retrospectiva do grande crescimento do estilo musical nos últimos anos.

Gestão de carreiras, streaming, mercado fonográfico, ticketing, Rock in Rio, o negócio dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao vivo no país, a importância das rádios no desenvolvimento das carreiras dos novos artistas e a potência da música urbana, através das favelas e periferias, são alguns dos temas a serem abordados nos outros painéis.

Já no Lounge da Música, o Momento Música e Movimento apresenta sessões com especialistas e artistas como Xênia França, Gegê Albuquerque, Amaro Freitas e Leitieres Leite da Orquestra Rumpilezz.

Na parte dedicada a profissionais da música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C, como falamos aqui no MM,  se apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes – entre especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

“O Pitching Show do Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes profissionais do meio musical com cargos hoje capazes de mudar a vida de um artista”, explica o músico e compositor Zé Ricardo, responsável pela curadoria musical do evento. “Acho que esse é o grande destaque da parte de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para os profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, continua.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

E para saber acerca dos ingressos para participar da edição Rio2C 2019, acesse aqui.