Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Rio Music Market reúne mais de 60 profissionais da indústria musical em cerca de 30 painéis; saiba como participar

Divulgação/Rio Music Market
Artistas que participarão dos Showcases da Rio Music Market 2019, da esquerda para a direita: Jonathan Ferr, Negra Jaque e a dupla Yorka
Divulgação/Rio Music Market

O Rio Music Market (RMK) realizará a sua sétima edição, entre os dias 9 e 12 de dezembro, o atraindo mais de 60 profissionais originários de países como Bélgica, Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Chile, além do Brasil, para participar de cerca de 30 painéis sobre as transformações e novas oportunidades da indústria da música do mundo.

Plataformas de streaming, associativismo, pagamento de royalties, tecnologias disruptivas, o direito “making available” e tendências para o futuro breve são alguns dos assuntos em pauta nas instalações do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes. Clique aqui para adquirir os ingressos.

“O mercado da música gravada passa por uma fase de renascimento. O Rio Music Market é a plataforma ideal para encontrar especialistas nacionais  e internacionais e aproveitar ao máximo as oportunidades.

Com planejamento, conhecimento e networking podemos construir um futuro melhor”, diz Carlos Mills, presidente da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), realizadora do RMK em parceria com o SEBRAE/RJ.

Ao todo serão promovidos mais de 30 encontros entre profissionais do setor ao longo de três dias, além da noite de abertura no Theatro Net Rio, em Copacabana, e de duas noites de showcases no Dumont Arte Bar, na Gávea.

Os associados da União Brasileira de Compositores (UBC) possuem 30% de desconto usando o código promocional “UBCPROMO”.

Clique aqui para mais informações.

Direitos autorais e festivais entram no debate do primeiro dia

 

Um dos momentos que mais prometem nesta edição será logo na abertura das mesas: uma entrevista com os executivos Helen Smith (Bélgica), Charlie Phillips (Reino Unido) e Isabel Amorim – superintendente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) – prevista para terça, dia 10, das 10h30 às 11h30.

A proposta é falar sobre a nova diretiva europeia de direitos autorais, competição e gestão de metadados centralizados e entrará em pauta a recente medida provisória que o presidente Jair Bolsonaro assinou, isentando hotéis e navios do pagamento de direitos autorais de músicas e outras reproduções artísticas em suas dependências.

Em seguida, das 11h30 às 12h30, a Deezer fará um workshop e o Facebook se apresentará no Rio Music Market das 14h às 15h.

Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa sobre Festivais Nacionais e Internacionais, reunindo Monique Dardenne (Women’s Music Event, de São Paulo), Jarmeson de Lima (Festival Coquetel Molotov, de Recife) e Paula Abreu (Citypark Foundation Summerstage, de Nova York). O jornalista Leonardo Lichote foi convidado para mediar essa conversa.

O nicho dos documentários, o papel dos empresários e a afinidade da música com a literatura são temas em destaque

 

O destaque do segundo dia do Rio Music Market será o painel Documentários Musicais.

Na quarta, dia 11, das 11h15 às 12h30, Jom Tob Azulay (Doces Bárbaros), Aline Brufato (falará sobre o documentário de Patrícia Terra sobre Semente), Marcus Fernando (filmes sobre Torquato Neto e Aldir Blanc) e Paulo Henrique Fonteneles (do famoso “Loki”, sobre o Mutante Arnaldo Baptista, ele está rodando um doc sobre Cássia Eller) se reúnem para trocar uma ideia com mediação de Paulo Mendonça.

Já no terceiro e último dia, será a vez de conversar com Beco Dranoff (Brazilab), Rommel Marques (Chitãozinho e Xororó), Luis Felipe Couto (Moska e Chico César), Flora Gil (Gilberto Gil) no painel “O que faz o Empresário Artístico?” mediado por Anita Carvalho, empresária do Diogo Nogueira.

Das 14h às 15h, a mesa Música e Literatura vai aproximar as ideias de Joyce Moreno, Rodrigo Faour e Pedro de Luna, com mediação do jornalista Hugo Sukman, sobre a ligação das duas manifestações artísticas.

Outro encontro que promete esquentaro encerramento do evento é a mesa sobre Políticas Culturais, com a participação do ex-Ministro da Cultura, Marcelo Calero, da ex-Secretária Municipal de Cultura, Mariana Ribas e Carlos Mills da ABMI, mediados por Daniel Neves, presidente da Anafima e da Fremúsica, associação que advoga pelo setor no Congresso Nacional.

Acesse aqui para conferir todos os convidados palestrantes do mercado nacional e internacional da música.

Júlia Vargas recebe Mestrinho e João Donato no show de abertura

 

Como já é tradição, a abertura do Rio Music Market sempre traz um show inédito, com artistas que nunca cruzaram acordes.

No dia 9 de dezembro, segunda, às 20h, a cantora Júlia Vargas receberá o acordeonista Mestrinho e o pianista João Donato, no Theatro NET Rio, para dar início ao evento.

O show está garantido para quem tiver o passaporte do RMK, mas haverá ingressos à venda para o público em geral: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia entrada).


Showcases de brasileiros e chilenos em duas noites

 

Novidade da sétima edição: pela primeira vez haverá duas noites de showcases, a serem realizadas em 10 e 11 de dezembro, às 19h, no Dumont Arte Bar, na Gávea.

Com curadoria de Aline Brufato, também produtora, a extensão sonora do evento apresentará quatro artistas brasileiros (Negra Jaque, Jonathan Ferr, Letto e Computambor, duo de Marcos Suzano e Marcelo Vig) na terça, dia 10, e quatro chilenos (Yorka, Chakranegra, Fakinmono e Reptilian Beats) reunidos na Noite MUSTACH #ChileRebelde na quarta, dia 11.

“A seleção de artistas para os showcases contemplou a diversidade e inovação da cena independente para que profissionais do mercado internacional da música – como programadores de festivais, donos de casas de shows, selos, editores e jornalistas – possam conhecê-los.

E estamos felizes de fazer essa primeira edição de showcases RMK com uma noite chilena e uma brasileira”, diz Aline Brufato.

Entrada gratuita para credenciados. Ingressos a R$ 20.

Rio Music Market | serviço

QUANDO: de 9 e 12 de dezembro, segunda a quinta-feira

ONDE: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) – Praça Tiradentes, 69 a 71, Praça Tiradentes

QUANTO: Passaportes a R$ 360, com direito a participar de todo o evento

SITE OFICIAL: www.riomusicmarket.com.br

Destaques

#Internacional

Shakira estreará sua nova turnê, "Las Mujeres Ya No Lloran", no Rio de Janeiro em fevereiro. Ingressos estão em preços promocionais em prol da...

#Mercado

Está se preparando para passar a noite de réveillon no Rio de Janeiro? Então chegou a hora de se programar e organizar sua agenda...

#Internacional

Shakira vai estrear a "Las Mujeres Ya No Lloran World Tour" no Rio de Janeiro em fevereiro. É a primeira turnê dela desde 2018.