in

Rio Music Market anuncia programação com nomes de destaques do mercado

A conferência anual sobre a indústria da música, acontecerá de 6 a 9 de dezembro, de forma híbrida

Carlos Mills, Anita Carvalho, Léo Morel e Marina Mattoso | Fotos: Divulgação

A 9ª edição do Rio Music Market, conferência anual sobre a indústria da música, acontecerá de 6 a 9 de dezembro, de forma híbrida, com transmissão pela internet e apresentações abertas ao público no palco do Teatro Claro Rio. A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), instituição que promove o evento, acaba de anunciar a programação, que contará com executivos de empresas como Merlin, Vydia, FUGA, Womex e UBC em palestras, discussões, painéis, pitchings, mentorias e speed meetings. Os painéis e workshops do evento terão tradução simultânea.

O Rio Music Market vai traçar um panorama amplo do que há de mais novo no mercado, abordando temas relevantes no cenário atual da música independente. Em um dos painéis mais aguardados do evento, Carlos Mills, Presidente da ABMI, e Léo Morel, A&R da Tratore, apresentarão os resultados da pesquisa que faz um retrato do mercado da música no Brasil. O estudo traz detalhes como o ranking das plataformas de streaming, diversidade de gênero, e dados sobre faturamento e consumo de música pelos brasileiros

Outro destaque é a mesa apresentada por Joe Sparrow, editor da Music Ally – empresa inglesa especializada em conteúdo sobre o negócio musical global – sobre o funcionamento e o futuro das plataformas de streaming. Já Jeremy Sirota, CEO da Merlin, vai falar sobre as conquistas mais recentes da empresa, uma agência global de direitos digitais para selos independentes.

Leia mais:

Mais sobre a programação

O Rio Music Market também vai discutir um tema em alta na atualidade – sustentabilidade e campanhas climáticas – e sua relação com a música. Uma mesa sobre o assunto reunirá Becky Hazlewood, gerente de projetos de sustentabilidade e meio-ambiente da Julie’s Bicycle; Fay Milton, Diretor de Estratégia Criativa da Music Declares Emergency; Karen Emanuel, CEO do Key Productions Group; Nigel Adams, um dos fundadores da Full Time Hobby and Hassle Records; e Will Hutton, Head de Sustentabilidade no Beggars Group/IMPALA.

A conferência ainda abre espaço para os casos de sucesso e lançamentos das empresas nacionais. Dois exemplos são a Vinil Brasil, cujo presidente, Michel Nath, irá falar sobre a produção de discos, e a WePlay, nova plataforma exclusiva para vídeos de música brasileira, que será apresentada no evento pela CEO Maria Rita Lunardelli.

Entre os painéis sobre tecnologia, destaca-se Phonogram – NFTs no mercado musical. Lucas Mayer, co-fundador da Phonogram e Fernando Quintino, sócio-fundador da CQS/FV Advogados, falam sobre as aplicações das novas tecnologias de blockchain para a comercialização de royalties de fonogramas.

Quem também está programação é Marina Mattoso, CEO da Jangada e colunista do POPline.Biz é Mundo da Música, na mesa “Planejamento de Marketing digital – O que fazer antes de lançar sua música”.

Além disso, em parceria com o Music Rio Academy, o Rio Music Market promove três painéis com participação da fundadora Anita Carvalho e outros executivos. Serão abordados os temas Empresariamento Artístico na Era Digital, Construção de Imagem e Posicionamento para Artistas e Autogestão para Artistas Independentes.

A programação completa pode ser conferida aqui. Os ingressos estão sendo vendidos pelo Sympla clicando aqui.