A Prefeitura do Rio de Janeiro espalhou pela cidade palavras de ordem nas cores da bandeira LGBTQIA+. É uma maneira de celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Quem passar pela orla, do Leme ao Pontal, verá painéis coloridos com as palavras respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho.
O cantor trans Nick Cruz posou na frente do painel “orgulho”, com as cores do arco-íris, e elogiou a iniciativa. “O Brasil é o país em que mais se mata pessoas LGBTQIA+ no mundo e isso é algo que não pode ser esquecido. O mês do Orgulho é muito importante porque dá visibilidade às questões de gênero, amplia o debate e celebra essa comunidade que deve, sim, ter orgulho de sua trajetória”, diz ao POPline.
“Mas não podemos deixar para debater esses temas apenas neste mês. Diferente de muitas pessoas trans, eu tive a oportunidade de seguir o meu sonho e de conquistar o meu espaço no mercado e me sinto muito privilegiado por poder representar minha comunidade através da arte. Graças à música, estou ocupando espaços que jamais imaginei estar, mas a minha vontade é que cada vez mais pessoas LGBTQIA+ possam ter oportunidades para seguirem os seus sonhos e que os obstáculos e o preconceito que encontramos no caminho diminuam”, completa.
Veja mais fotos:
O coordenador da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, comenta ação na orla carioca. “É maravilhoso poder ver cartões-postais do Rio reafirmarem nosso papel de cidade da diversidade. Somos pioneiros em nosso país quanto à criação de leis municipais que asseguram tratamento igualitário a todos e todas, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero, em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais“, diz ele, ressaltando o respeito e tolerância entre as pessoas.
“Tanto nossos turistas quanto nossos cidadãos merecem se sentir bem-vindos e respeitados, cientes de que, em caso de discriminação, podem contar com o poder público”, diz Tufvesson.
Além dos painéis na orla, o Rio de Janeiro contará com iluminação especial nos Arcos da Lapa e na Cidade das Artes. Entre os dias 25 e 28 de junho, das 18h à 1h da manhã, os locais ganharão iluminação com as cores da bandeira LGBTQIA+.
“A cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional. A Riotur, empresa de turismo da cidade, acende a luz para a diversidade brilhar. Somos todas as cores do arco-íris. Essa ação incrível na orla e a iluminação em pontos turísticos reafirmam que somos diversos, sem preconceitos e orgulhosos disso! Feliz a cidade que se posiciona como gay friendly!”, celebra a presidente da Riotur, Daniela Maia.