(Foto: Reprodução Instagram/@ricardovillardo11)
in ,

Conheça Ricardo Villardo, ator que viralizou com homenagens a Paulo Gustavo

Artista bateu um papo exclusivo com o POPline sobre a fama repentina

Um mês já se passou desde a morte de Paulo Gustavo, mas milhares de pessoas unidas à internet se encarregaram de deixar a memória do artista viva. Uma delas é o ator e o humorista Ricardo Villardo, que conversou com o POPline sobre seu repentino sucesso ao interpretar a icônica personagem Dona Hermínia como forma de homenagem.

(Foto: Reprodução Instagram/@ricardovillardo11)

Ricardo tem 34 anos de idade, nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para Brasília aos 18 anos para iniciar sua carreira como ator. Desde então trabalha na companhia de teatro “Neia e Nando Cia. Teatral”, atuando em espetáculos tanto infantis, como adultos e de comédia.

Assim como Paulo Gustavo, ele também aposta na interpretação de personagens femininas e há muitos anos comparações entre os dois são apontadas.

“Sempre gostei de fazer personagens femininas, sempre tive muita facilidade. Foi assim que começou a surgir a semelhança com o Paulo Gustavo, lá atrás, ainda em 2007. Aqui em Brasília, nos meus espetáculos adultos e de comédia, a galera que assistia falava, então essa comparação sempre existiu”.

A criação de vídeos para internet começou em 2020 no TikTok, primeiro Ricardo apenas dublava Dona Hermínia, depois passou a se caracterizar para falar sobre signos de uma maneira bem descontraída.

Quando Paulo Gustavo morreu, Ricardo foi incentivado pelos amigos a fazer uma homenagem. Ele produziu um vídeo intitulado “Carta Para Deus”, em que faz a voz da personagem em um diálogo de despedida:

“A personagem tem uma importância muito significativa, ainda mais eu que sou gay. Fiz de uma forma muito despretensiosa, sem peruca, sem figurino, sem nada. Estou de Ricardo mesmo, só que fazendo a voz”.

Mas talvez foi essa “despretensão” que alavancou sua popularidade. O vídeo se espalhou pela internet, recebendo mais de 245 mil views. Ricardo não esperava nada disso, para ele era penas uma homenagem.

“Eu sempre brinco dizendo que estou ‘pronto há 15 anos’ para este momento. Não vou ser hipócrita em dizer que não tinha essa pretensão porque eu sou artista, e artista de alma, eu não cai de paraquedas no teatro. Nunca tive outra intenção profissional a não ser ator. Então sempre trabalhei muito para este momento, primeiramente porque é o que eu amo fazer e a gente que é artista precisa do público, precisa do reconhecimento, que as pessoas gostem do nosso trabalho. Mas eu confesso para você que nunca imaginei que seria dessa forma“.

Só que toda viralização o incentivou a criar mais vídeos, caracterizado com a ajuda de duas maquiadoras, Ludmylla Geiger e Lua Rodrigues! Logo seu número de seguidores no Instagram também subiu! De 11 mil para 100 mil, tudo isso em cerca de mês.

De acordo com Ricardo, propostas publicitárias também começaram a chegar, mas garantiu que a ideia nunca foi lucrar.

“As pessoas, marcas regionais, estão me procurando para fazer várias coisas, publicidade. E eu nego todas porque não tenho essa pretensão, minha ambição não é essa. É claro que se um dia eu receber algum convite da produção dele, da família dele, eu vou aceitar de olhos fechados”.

Recepção dos fãs e reação dos familiares de Paulo Gustavo

Ricardo contou que seus vídeos têm recebido milhares de comentários positivos: “As pessoas entenderam isso como uma homenagem, que é de fato a minha intenção. Apenas homenagear o Paulo porque ele foi uma pessoa que me influenciou diretamente”.

Claro que ele não saiu ileso de alguns haters, mas a grande maioria dos internautas apenas torcem pelo sucesso: “Só estou recebendo amor, não posso nem reclamar”.

“Se tem muito comentário negativo, não está chegando em mim. Está chegando muito amor, muito mais carinho, do que qualquer outra coisa. O que tem de gente pedindo para eu dar continuidade a Dona Hermínia, para eu não deixar a personagem morrer. Eu fiquei impressionado pela forma como as pessoas realmente se apaixonaram pela Dona Hermínia”.

E não pode mesmo! Ricardo infelizmente não teve a oportunidade de conhecer Paulo Gustavo, mas foi notado pela mãe do ator, Déa Lúcia, que disse “Você é o máximo. Obrigada pela homenagem” e pela irmã Juliana. “Que lindo“, escreveu.

“Nunca tive essa oportunidade. Eu já o conhecia em espetáculos, mas sempre de forma muito rápida e nada sério. […] Mas, graças a Deus, tive o privilégio de receber uma mensagem e o follow da mãe e da irmã do Paulo”.

A seguir, confira mais alguns vídeos de Ricardo como Dona Hermínia:

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Nicki Minaj e Drake aparecem juntos em estúdio de gravação

Saiba como adicionar letra a uma música no Instagram