in

Ricardo Moreira lança infoproduto “Guia Definitivo de Um Artista de Sucesso”

O experiente produtor musical e A&R reuniu seu conhecimento de mercado com objetivo de ajudar a artistas

Foto: Divulgação

O Produtor Musical e A&R Ricardo Moreira, responsável pelo repertório dos icônicos Acústicos MTV de Rita Lee, Zeca Pagodinho, Kid Abelha, Jorge Ben Jor e Cássia Eller, reuniu seu conhecimento de mercado com objetivo de ajudar a artistas novos naquilo que ele considera “eterno e imutável independente da forma contemporânea com que a música chega às pessoas”: a relação do artista com o repertório.

Leia mais:

Ricardo disponibilizou o infoproduto “Guia Definitivo de Um Artista de Sucesso” com mais de 30 horas de material gravado em áudio e vídeo. No guia, Ricardo compartilha toda sua experiência em formato de conversa informal, num material 100% gravado e editado por ele próprio, em sua casa, ao longo dos períodos de confinamento. Os leitores do POPline.Biz é Mundo da Música podem garantir 50% de desconto no momento da inscrição clicando aqui!

Foto: Divulgação

Como funciona o Guia?

A experiência começa no módulo “R” de “repertório”. Ali ele destaca desde a fisiologia e partes estruturais das canções e seus mapas, investigando também todas as fontes possíveis de repertório tentando guiar e inspirar a pesquisa do intérprete ou intérprete-cantautor, chegando até ao repertório de show e apresentações ao vivo em geral.

O lado “A” de “artista” destaca a importância do “ouvir” seja a si mesmo numa pratica de autoestima vocal, quanto aos outros e para isso disponibiliza uma discoteca básica comentada não só com a intenção de apresentar a riqueza diversa da música popular brasileira, mas também dando chance ao artista de aprender com a experiência de outros, em álbuns de sucesso.

Ainda no lado “A”, há o “Sua Voz” em que Ricardo discute aspectos técnicos vocais com o auxílio de especialistas, questões ligadas a gravação e pós-produção da voz sempre pelo viés artístico e sobretudo no que tange o “lugar de fala” de cada voz, o posicionamento do artista, sua mensagem, seu lugar no mundo e na sociedade em que vive.

A carreira do artista também é alvo de partilha a partir da experiência de quem esteve ao lado do crescimento de muitos nomes que hoje fazem parte da trilha sonora das vidas de muita gente. Certo de que não existem “pulos do gato” e confiante no valor da partilha, Ricardo Moreira acredita que o sucesso é resultado de talento, dedicação, estudo e muita disposição para aprender.

Confira o vídeo introdutório do projeto:

Sobre Ricardo Moreira

Profissional originalmente formado no mercado fonográfico onde trabalhou com marketing, produção musical e direção de A&R ao lado de grandes nomes da MPB que incluem de Caetano Veloso a Seu Jorge, passando por um grande universo de estilos e gerações que supera a marca de cem nomes.

Dividindo o horizonte profissional com grandes executivos, liderou ao lado deles o mercado fonográfico por mais de 10 anos consecutivos na mais bem sucedida fase da gravadora Universal Music. Além dela, algumas companhias multinacionais do disco ajudaram a formar seu perfil artístico e de comunicação: PolyGram do Brasil, RCA Victor, BMG Music, MCA Music, EMI Music e Biscoito Fino.

Assina a gerência artística de mais de 250 CDs e DVDs de carreira tendo criado também mais de 300 projetos de catálogo dos mais variados artistas da MPB. Entre os trabalhos com catálogo, criou e produziu o box “Welcome To Brazil” e a caixa de CDs comemorativa ao centenário de Vinícius de Moraes, “A Arca do Poeta”. Tem também seu DNA criativo também nos bem sucedidos projetos “Casa de Samba” e “Um Barzinho Um Violão”.