Para quem pensa que a franquia “Just Dance” muda apenas o repertório a cada ano, uma bela surpresa o aguarda em “Just Dance 2023”, novo título do jogo de dança da Ubisoft. O game conseguiu se renovar mais uma vez e entrou de cabeça na experiência online de jogo.
Leia mais:
- Review – “Mario + Rabbids: Sparks of Hope” é uma obra-prima de diversão e estratégia
- Resenha: Mario Party Superstars acerta na nostalgia e diversão, mas há espaço pra mais
- Comecei a jogar “League of Legends” em 2021: Uma análise
À primeira vista, o novo visual do game já é uma boa novidade, deixando-o ainda mais colorido e psicodélico do que costume. Outra novidade visual de “Just Dance 2023” é que agora, cada perfil de dançarino poderá escolher um avatar que o representará nas partidas offline e também online.
Os cartões de dançarino (ou Dancer Cards) seguem com as mesmas opções de personalização já conhecidas na franquia, com o ícone de jogador sendo substituído pela imagem do avatar do dançarino.
Novidades há muito aguardadas e muito bem vindas
Além do novo visual, “Just Dance 2023” entrou definitivamente em uma nova era, trazendo algumas novidades bastante aguardadas pelos jogadores da franquia, incluindo um modo online cross-plataforma.
Sim! Antes resumido apenas ao World Dance Floor, uma partida comunitária entre jogadores aleatórios, “Just Dance 2023” finalmente adiciona a tão aguardada opção de jogar online com seus amigos, independente da plataforma em que todos estejam.
É um reflexo da pandemia de Covid-19, quando as pessoas diminuíram suas reuniões para jogar “Just Dance”? Talvez. Demorou mais do que se esperava para esse modo ficar disponível? Com certeza. Mas, antes tarde do que nunca.
Leia mais:
- “Tomb Raider”: Novo game da franquia deverá ser anunciado em 2023
- “171”: Game considerado o “GTA brasileiro” chega ao PC em acesso antecipado
Outra novidade aguardada é a opção de poder fazer o download das músicas para jogar offline, bem ao estilo de plataformas de streaming de música. Ajuda bastante a quem tem problemas de conexão ou até quem quer levar o jogo para curtir em algum outro lugar, que possa ter acesso restrito à internet.
Há também um novo sistema de progressão, que libera recompensas aos jogadores ao passar de níveis. O sistema também inclui missões que bonificam o jogador com pontos de experiência para acelerar a ascensão nesse novo sistema de progressão.
Mas nem tudo são flores…
“Just Dance 2023” é um daqueles lançamentos que tem tudo para ser considerado 5 estrelas, 10 de 10, mas, para mim, uma coisa afastou o título de um placar perfeito, de um Megastar (quem joga “Just Dance” catou o referência).
“Just Dance 2023” é o primeiro título da franquia, desde “Just Dance 2”, que não é compatível com nenhum tipo de câmera para detecção de movimento. Sim, nada de PlayStation Camera ou até mesmo Kinect (que Deus o tenha).
Pessoalmente falando, sempre preferi jogar com esse tipo de controle, que dá uma maior liberdade de movimento e você não se preocupa com o que está segurando. Não ter essa opção, pra mim, foi um grande ponto negativo nesse novo jogo da franquia (mas tudo bem, não é nada mortal).
E como se joga? Talvez em uma tentativa de democratizar ainda mais a franquia, “Just Dance 2023”, no PS5 e no Xbox Series, só poderá ser jogado usando o celular como controle de movimento, através de um aplicativo que pode ser baixado tanto no iOS como no Android (quem tem medo de jogar o celular longe enquanto dança pode acabar se afastando do game).
No Nintendo Switch, além da opção de usar o celular, pode-se também usar os Joy-Cons.
Enquanto isso, a gente espera que a Ubisoft retome a compatibilidade com as câmeras de captura de movimento em alguma atualização futura do game.
“Just Dance” como um serviço?
Outra novidade de “Just Dance 2023” é o Just Dance+, serviço de assinatura que substitui o Just Dance Unlimited. O catálogo já disponibiliza mais de 150 músicas de edições anteriores da franquia e promete atualizações periódicas com outros sucessos do jogo e até músicas inéditas na franquia.
O que ficou ainda incerto aqui é se o assinante do Just Dance+ vai poder acessar as músicas do catálogo do serviço sem a necessidade de comprar o jogo base ou se, até mesmo, a assinatura se estenderá para os próximos títulos da franquia.
A Ubisoft também promete atualizações gratuitas e regulares do game, com novos modos de jogo e novas músicas.
E o repertório?
A Ubisoft, mais uma vez, acertou em cheio no repertório com “Just Dance 2023”. Repetindo o feito do título anterior da franquia, o novo “Just Dance” vem com uma perfeita mistura de grandes clássicos da música mundial e também sucessos atuais.
Em conclusão, “Just Dance 2023”, lançado oficialmente no dia 22 de novembro, é mais um grande acerto da Ubisoft e que irá dar um novo impulso na franquia. Apesar da falta da opção de uso de câmera como controle de movimento, o game é um “must-have” pra quem curte a franquia ou para quem quer entrar nesse mundo da dança nos games.