Connect with us

O que está procurando?

Retrospectiva

Revelamos o nosso Top 20 de singles favoritos do POPline em 2017

Chegamos na última parte da nossa retrospectiva das músicas – e melhores! – favoritas da redação do POPline em 2017. Hoje é dia de revermos os 20 singles lembrando de novo que tentamos balancear o que foi refletido nas paradas musicais, de streaming, contexto do lançamento, a reposta da audiência e a análise da nossa equipe.

Ou seja: não é apenas o que “hitou”, mas o que mereceu estar em destaque! Então vem conhecer nosso Top 20:

20) “It Ain’t Me” – Kygo & Selena Gomez
O ano de 2017 foi transformador para Selena Gomez. A cantora se afastou da mídia para cuidar da saúde enquanto muitos reclamavam da ausência de divulgação. Afinal, todos os singles lançados pela moça em 2017 tiveram uma grande repercussão. E a gente escolheu o primeiro dessa nova fase para ficar entre os 20 mais: “It Ain’t Me”. A música do Kygo recolocou Selena no Top 10 dos EUA e foi muito bem recebida também em outros países.

19) “Fica” – Anavitória
Que ano para a dupla Anavitória. Um Grammy Latino na mão e mais de um hit nas rádios brasileiras, entre elas “Fica” com Matheus & Kauan. A música é a mais popular das amigas no Spotify, por exemplo, ficando à frente de “Trevo (Tu)”, a música vencedora da maior premiação da música latina em 2017.

18) “Sorry Not Sorry” – Demi Lovato
Se no álbum “Confident” Demi Lovato queria poder exibir o seu vozeirão, com o novo álbum lançado em 2017 a cantora só corroborou que incrível artista ela é. O single que abriu os trabalhos do disco foi “Sorry Not Sorry”, uma faixa animada com um clipe colorido que caiu como uma luva para a demanda de “músicas de verão” do mercado norte-americano.

17) “Wild Thoughts” – DJ Khaled & Rihanna
Rihanna tirou o ano para se dedicar ao trabalho de empresária e até começou a reunir ideias para o seu novo álbum de estúdio. No entanto, em 2017 ela ainda participou de poucas parcerias. A mais bem sucedida está aqui. “Wild Thoughts” bebe de uma incrível faixa do guitarrista Carlos Santana e adiciona os vocais poderosos e sensuais da estrela de Barbados. Não tinha como dar errado!

16) “Sign Of The Times” – Harry Styles
A estreia solo de Harry Styles era uma das mais esperadas do desdobramento do One Direction e o cara chegou com uma sonoridade bem diferente da apresentada em seus anos de boyband. O álbum homônimo agradou ao público e, principalmente, aos críticos.

15) “That’s What I Like” – Bruno Mars
Bruno Mars decepciona? Desde o primeiro álbum o cara mantém uma constante de sucesso, mas é certo dizer que alguns singles obviamente se sobressaem aos outros. No disco “24K Magic”, cada faixa pode brilhar particularmente, mas “That’s What I Like” acabou um pouco na frente das demais. Com mais de 600 milhões de streamings só no Spotify, um clipe cheio de dança, chamativo e simples e com 1,1 bilhão de visualizações.

14) “Mi Gente” – J Balvin feat. Willy William
J Balvin ganhou notoriedade mundial em 2017 com “Mi Gente”. A faixa pegou o embalo de “Despacito” e chamou tanta atenção que até Beyoncé, em um ano de hiato, se juntou ao cantor para uma versão remix do já número um!

13) “Paradinha” – Anitta
Quem acompanha o POPline diariamente já sabe: o ano de 2017 foi incrível para Anitta! Mas antes da ousadia de fazer o projeto “Checkmate” com parcerias internacionais, a moça se arriscou e lançou uma faixa sozinha inteiramente em espanhol. “Paradinha” abriu as portas do mercado latino para a nossa Anitta, fez a cama para “Downtown” e registra 70 milhões de audições só no Spotify e 230 milhões de visualizações no videoclipe.

12) “Praying” – Kesha
Após cinco anos, uma briga judicial pública com seu produtor e mentor, Kesha finalmente pode brilhar novamente. A cantora liberou seu novo álbum em 2017 e como consequência ganhou apoio de outros artistas, boa aceitação dos fãs, da crítica e indicações ao Grammy Awards – ela concorre tanto com o disco quanto com a faixa que entra na nossa lista e vai se apresentar ao vivo na premiação.

11) “Você Partiu Meu Coração” – Nego do Borel feat. Anitta & Wesley Safadão
Nego do Borel iniciou 2018 com uma menção na Hot 100, a principal parada de singles dos Estados Unidos, mas tudo começou com um trabalho ano passado. “Você Partiu Meu Coração” viralizou geral com paródias na internet, meio que um termômetro de sucesso na vida online, e terminou 2017 como a música mais tocada nas rádios brasileiras.

10) “The Cure” – Lady Gaga
O ano de 2017 foi de altos e baixos para Lady Gaga. A cantora entregou um álbum que alguns fãs não entenderam o conceito e precisou lidar com críticas e cobrança por números. Até “The Cure”. A faixa foi apresentada como novidade do show que Gaga fez no Coachella e agradou a todos. Número um de vendas, “The Cure” recolocou Lady Gaga em um posto que ela merece: entre os melhores.

09) “New Rules – Dua Lipa
Dua Lipa chegou chegando em 2017. A divulgação do primeiro álbum da cantora foi esquentando até pegar fogo com o sexto single, “New Rules”. A música foi sucesso mundial e virou hino ao ensinar três regras para a pessoa se livrar daquele “encosto”. São mais de 500 milhões de execuções no Spotify, colocando a moça no Top 10 dos artistas com o maior número mensais de ouvintes, um número 1 no Reino Unido, Top 15 nos Estados Unidos, disco de ouro pela RIAA e inclusão em várias listas de “melhores do ano”. Claro que não podia ficar de fora da nossa.

08) “Pesadão” – IZA feat. Marcelo Falcão
Revelada em 2016, IZA foi conquistando seu espaço e mostrando seu incrível talento single a single. “Pesadão” foi lançada no auge de um ano cheio de conquistas para a cantora: depois do Rock In Rio quando se apresentou ao lado de CeeLo Green. “Pesadão” traz Marcelo Falcão, uma parceria dos sonhos para ela, e falando sobre empoderamento. Difícil não querer entrar nesse bonde e em 2018 ela garante ainda mais surpresas!

07) “HUMBLE.” – Kendrick Lamar
Tudo o que Kendrick Lamar faz, é aclamado. O cara se tornou um dos maiores letristas da atual geração do rap e não foi a toa. O quarto álbum, “DAMN.”, chegou em 2017, trouxe “HUMBLE.” como a faixa carro-chefe e colocou Kendrick de novo como um dos preferidos para levar o Grammy Awards ainda neste mês de janeiro. A música concorre com “Gravação do Ano”, “Melhor Performance de Rap”, “Melhor Música de Rap” e ainda como “Melhor Videoclipe”. O álbum também concorre como “Álbum do Ano”. Difícil ignorar o moço!

06) “K.O.” – Pabllo Vittar
Pabllo Vittar já havia começado a trabalhar em seu primeiro álbum lançado em 2017 de forma independente, chegou a ter um dos “hinos do Carnaval” com a já citada aqui “Todo Dia”. No entanto, com “K.O.” Pabllo foi notado fora do seu “público alvo”, levou o debate da diversidade para a grande mídia, parou em sites internacionais, foi número um no iTunes, Spotify, nas rádios brasileiras e levou a artista a conquistar um contrato com a Sony Music – o que vai trazer ainda mais novidades em 2018!

05) “Loka” – Simone & Simaria feat. Anitta
As coleguinhas adentraram no universo pop com “Loka” e terminaram o ano como o clipe mais assistido no VEVO e no Youtube no Brasil e também entre os mais vistos também a nível mundial ao somar mais de 500 milhões de visualizações. A música pode até ganhar uma versão em espanhol para expandir ainda mais os horizontes dessa dupla carismática de irmãs!

04) “Havana” – Camila Cabello
Dentre os muitos mega sucessos de 2017 está “Havana”. O que falar da faixa que transformou Camila Cabello de dúvida na carreira solo em certeza? A música, questionada pela própria equipe da artista, chegou sem pretensão e lançada juntamente com “OMG” acabou por tomar à frente na preferência via streaming e nas rádios! E deu no que deu: hit mundial!

03) “Shape Of You” – Ed Sheeran
Após o multiplatinado “X”, Ed Sheeran tirou um ano de férias, aposentou o celular e a internet móvel. Claro que estaríamos todos (fãs e imprensa) na expectativa para o que ele aprontaria no terceiro álbum da carreira já com título de “hitmaker”. De cara, o britânico liberou um duo de singles e com “Shape Of You” quase ameaçou o recorde de Mariah Carey & Boyz II Men na Billboard – só igualado posteriormente. Foram 12 semanas no topo da Hot 100, bateu recorde de streaming no Spotify (são mais de 1,5 milhão de ouvidas), o clipe possui três bilhões de visualizações, título de faixa mais executada do ano transformando Ed no artista mais ouvido de 2017 e de vendas não só digitalmente como físicas e de vinis. Recentemente foi eleita o segundo maior single da história da música!

02) “Sua Cara” – Major Lazer feat. Anitta & Pabllo Vittar
Ninguém pode duvidar que 2017 foi um ano incrível para o pop nacional! Muitas músicas de sucesso, o gênero adentrando em outros segmentos e várias parcerias – até internacionais. A gente não poderia deixar “Sua Cara” de fora e nem muito menos longe do primeiro lugar. A música foi lançada dentro de um EP do Major Lazer que explorava diversas sonoridades e instantaneamente ganhou repercussão internacional mostrando a força dos fãs brasileiros. E o que impulsiona essa força, na verdade, são duas grandes potências: Anitta e Pabllo Vittar!

01) “Despacito” – Luis Fonsi, Daddy Yankee & Justin Bieber
O que dizer de “Despacito”? Luis Fonsi conseguiu penetrar em mercados totalmente patriarcais, registrou recordes, arrebatou prêmios, indicações importantes e se tudo isso não bastasse, o sucesso se potencializou quando Justin Bieber resolveu entrar na jogada preparando um remix. Foi a quinta maior música latina em termos de desempenho no mercado norte-americano, um videoclipe visto quase 5 bilhões de vezes, igualou um recorde existente há 22 anos na principal parada norte-americana (em número de semanas no 1º lugar da Hot 100, 16 semanas) e pode conquista ainda mais. “Despacito” fez história ao receber três indicações ao Grammy Awards – esta é a primeira vez que uma música latina ou com referência latina é nomeada à premiação desde 2004. E, se ganhar, pode se tornar a primeira música não cantada em inglês a receber um prêmio da Recording Academy desde 1959.

Destaques