Nesta terça-feira (07) vimos que a categoria de Melhor Clipe de Rock foi criada quatro anos após o início do Video Music Awars e chegou a mudar de nome. O tema da quinta parte da nossa retrospectiva também sofreu modificações.
Por quase dez anos, a música negra tinha uma grande fatia do VMA. Eram três categorias: Melhor Clipe de Rap (1989-2006), Melhor Clipe de R&B (1993-2006) e Melhor Hip-Hop (1999-2010), que na época premiava apenas músicas e não clipes. Em 2007, o Video Music Awards passou por uma reformulação e o prêmio de nenhuma das três categorias foi entregue.
A black music voltou a ser lembrada no ano seguinte com a junção dos três espaços em um só: Melhor Clipe de Hip-Hop. A curiosidade é que, hoje em dia, os artistas essencialmente de R&B são indicados apenas nas categorias de gêneros ou abrangentes. É o que acontece com Beyoncé e Alicia Keys, vencedoras da categoria de Melhor Clipe de R&B e que, atualmente, são indicadas nas categorias de Melhor Video Feminino, Video do Ano e técnicas.
Falando em Beyoncé, foi no palco do VMA em 2003 que a cantora se lançou em carreira solo com as performances de “Baby Boy” e “Crazy In Love”:
A categoria Melhor Clipe de Hip-Hop do jeitinho que a gente conhece hoje estreou em grande estilo. Beastie Boys foi o primeiro ganhador do astronauta de prata concorrendo contra Busta Rhymes, Lauryn Hill e o extinto grupo TLC. De lá para cá, o prêmio já parou nas mãos de Outkast (2 vezes), Eminem, Lil Wayne, Black Eyed Peas, Missy Elliott, Sisqó e Jennifer Lopez.
Em 2010, a categoria é dominada pelos homens. Eminem, Jay-Z, B.o.B, Drake e Kid Cudi duelam pelo astronauta de prata no próximo domingo (12). E para quem vai seu palpite?
Outkast – “Hey Ya” (vencedor de 2004)