in

Retrospectiva VMA parte 4: Melhor Video de Rock e primeira interrupção do evento

Paramore, Florence + The Machine, 30 Seconds to Mars, MGMT e Muse representam os roqueiros no MTV Video Music Awards 2010. No entanto, apesar de muitos acharem que o rock atual lembrado pela emissora poderia ser menos “pop”, a MTV tem um longo histórico de presentear bandas de um dos gêneros musicais mais antigos do planeta.

Nesses 17 anos de VMA provavelmente nenhum derivado do rock ficou de fora da premiação. O hard rock do Guns N’ Roses, o grunge do Pearl Jam, o heavy metal do Metallica e Korn, os evangélicos do Creed. Teve para todos os gostos no Video Music Awards, mas nem sempre foi assim. Desde 1984 entregando estatuetas, os roqueiros só ganharam sua própria categoria a partir de 1989 que foi batizada de Melhor Clipe de Heavy Metal – dada a quantidade de bandas que seguiam este gênero na época. De 1990 a 1995 a categoria foi renomeada para Melhor Video Metal/Hard Rock. Apenas em 1996, o prêmio recebeu o nome que segue até hoje.

Dentre todos os vencedores, Aerosmith foi o grupo mais lembrado. A banda liderada pelo próximo jurado do American Idol, Steven Tyler, ganhou Melhor Video de Rock quatro vezes (90, 91, 97 e 98). O Linkin Park – que vai se apresentar no VMA este ano – vem logo atrás com três prêmios. Limp Bizkit, Green Day e Metallica fecham o podium das bandas premiadas pela MTV com dois astronautas de prata, cada.


Jet – “Are You Gonna Be My Girl” (vencedor de 2004)

Foi em 2000, durante a entrega do prêmio de Melhor Clipe de Rock para o Limp Bizkit, que o VMA provavelmente presenciou sua primeira interrupção no discurso dos ganhadores. Fred Durst teve a atenção do seu agradecimento desviada para Tim Commerford, baixista da banda Rage Against The Machine. A premiação parou para ver Tim ser retirado do alto de um dos cenários do VMA, enquanto Durst pedia para que ele “pulasse”.

Das cinco bandas que concorrem este ano apenas o 30 Seconds to Mars já levou para casa um astronauta de prata. Será que é finalmente a vez do Paramore? A banda concorre pela terceira vez consecutiva, mas ganhou. Já MGMT, Muse e Florence + The Machine são totalmente novos no VMA.

O vencedor a gente descobre no próximo domingo (12) a partir das 22h com transmissão ao vivo pela MTV Brasil e não se esqueça: a cobertura completa você só acompanha aqui no POPLine.

Escrito por Amanda Faia

5 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wanessa lança mais um single em inglês: Ouça “Worth It”

Britney por trás das lentes: Veja mini-filme com bastidores de coleção de roupas da cantora