Saiu nesta semana a retrospectiva de 2024 do Spotify em todo mundo. O Brasil também foi incluído no aferimento da plataforma, que divulgou rankings dos artistas, músicas, podcasts, playlists e álbuns mais ouvidos no país neste ano. Luísa Sonza se destacou como a única artista pop nacional a figurar na lista de álbuns, que foi totalmente dominada pelo sertanejo, sendo encabeçada por Henrique e Juliano.
LEIA MAIS
- Audiência do POPline elege os melhores de 2024 no “POP, Avisa Que“
- Luísa Sonza pede desculpa ao Rock in Rio após polêmica sobre cachê
- POPline em Miami: Luísa Sonza dará passos “mais visíveis” em carreira internacional em 2025
- Luísa Sonza quer mais tempo para criar o LS4 e intensificar carreira internacional: “Sem me afobar”
- LS4? Luísa Sonza entra em estúdio com os mesmos produtores do “Escândalo Íntimo”
O Spotify entrou em modo retrospectiva! Nesta semana, a plataforma divulgou uma série de rankings, nacionais e internacionais, que mostram os artistas mais executados dentro da plataforma. Além disso, os álbuns, podcasts e playlists mais ouvidos no Brasil e no mundo também foram divulgados.
Em nosso país, as listas musicais foram majoritariamente dominadas por artistas do sertanejo e do funk, inclusive Henrique e Juliano foram coroados como o artista mais ouvido no Brasil em 2024, seguido por MC Ryan SP, Ana Castela, MC Ig e MC PH, fechando o Top 5. A dupla sertaneja também colocou os álbuns “To Be (Ao Vivo Em Brasília)” e “O Céu Explica Tudo (Ao Vivo)” na primeira e segunda posição, respectivamente, da lista dos discos mais ouvidos neste ano.
“Escândalo Íntimo”, álbum de Luísa Sonza, se destacou entre os discos mais ouvidos de 2024 no Brasil, sendo o único álbum pop entre os sertanejos da lista. O disco, que tem sucessos como “Chico”, “Campo de Morango”, “Penhasco 2,” Iguaria” e uma versão de “You Don’t Know Me”, de Caetano Veloso, na tracklist, ficou em quinto lugar. “Raiz Goiânia (Ao Vivo)”, de Lauana Prado, e “Escolhas, Vol 2”, de Zé Neto e Cristiano, ficaram com a terceira e quarta posição, respectivamente.
O Top 5 com as músicas mais ouvidas no Brasil em 2024 reúne apenas artistas do sertanejo e do funk. O primeiro lugar ficou para “THE BOX MEDLEY FUNK 2”, de THE BOX, Mc Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto, Mc Laranjinha, Dj Oreia. Vale destacar que essa também foi a música mais executada no YouTube Brasil neste ano. Confira o ranking:
- “THE BOX MEDLEY FUNK 2”, por THE BOX, Mc Brinquedo, MC Cebezinho, MC Tuto, Mc Laranjinha, Dj Oreia
- “Barulho Do Foguete – Ao Vivo”, por Zé Neto & Cristiano
- “Gosta De Rua – Ao Vivo”, por Felipe e Rodrigo
- “MTG QUEM NÃO QUER SOU EU”, por DJ TOPO, Mc Leozin, Seu Jorge, MC G15
- “Let’s Go 4”, por Dj GBR, Mc IG, MC Ryan SP, MC PH, Mc Davi, Mc Luki, Mc Don Juan, Mc Kadu, TrapLaudo, MC GP
LEIA MAIS
- Audiência do POPline elege os melhores de 2024 no “POP, Avisa Que“
- Top 10 dos vídeos musicais mais assistidos no YouTube Brasil em 2024; funk lidera
- Pitchfork crava a lista das 100 melhores músicas de 2024; Brasil está representado!
- Rolling Stone divulga lista das 100 melhores músicas de 2024: Chappel Roan lidera
Retrospectiva Spotify na gringa
Pela primeira vez, o Spotify concedeu um “distintivo” em sua retrospectiva. A escolhida para receber o mesmo foi Taylor Swift, que foi coroada como a Top Artista Global de 2024. A cantora americana ainda se destacou como a artista mais ouvida em todo o mundo, deixando para trás nomes como The Weeknd, Bad Bunny, Drake e Billie Eilish, que completaram o Top 5.
Taylor também colocou o seu mais recente álbum, “THE TORTURED POETS DEPARTMENT: THE ANTHOLOGY”, no topo da lista de discos mais ouvidos no mundo em 2024. Completam a lista “HIT ME HARD AND SOFT”, de Billie Eilish, “Short n’ Sweet”, de Sabrina Carpenter, “MAÑANA SERÁ BONITO”, de Karol G, e finalmente “eternal sunshine”, de Ariana Grande.
Já no Top 10 de músicas mais ouvidas no mundo, Taylor Swift apareceu na nona posição com “Cruel Summer”, ficando na frente de “Die With a Smile”, parceria de Lady Gaga e Bruno Mars. Em primeiro lugar ficou “Espresso”, de Sabrina Carpenter, seguida por “Beautiful Things”, de Benson Boone, “BIRDS OF A FEATHER”, de Billie Eilish, “Gata Only”, de FloyyMenor e Cris Mj, e “Lose Control”, de Teddy Swims.