No início de dezembro, o Spotify disponibilizou para os usuários a Retrospectiva 2022. Nela, foram divulgados desde o melhor artista do ano, categoria que Bad Bunny conquistou pela terceira vez, até a divulgação dos hábitos auditivos dos fãs de todo o mundo.
No entanto, além disso, durante o último ano, a plataforma também teve ofertas de conteúdo, como audiolivros e mais programas para apoiar vozes diversas e sub-representadas. Essas novidades, segundo o Spotify, foram projetadas para trazer uma melhor experiência tanto para ouvintes e criadores.
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Confira os destaques do Spotify em 2022:
Compromisso com a segurança da plataforma
No início de 2022, o Spotify compartilhou ações para equilibrar a expressão do criador com segurança, incluindo a publicação das Regras da plataforma e a adoção de medidas para garantir que criadores e usuários entendam o que é permitido na plataforma.
Para isso, foi revelado o Spotify Safety Advisory Council, um grupo interdisciplinar de especialistas que fornece às equipes uma visão externa do cenário de segurança, além de ajudar a garantir que produtos e políticas atendam às necessidades e preocupações dos usuários, criadores e artistas de todo o mundo.
Aquisições expandem as ofertas
No início de 2022, o Spotify adquiriu duas empresas de tecnologia de podcast: Podsights, um serviço de medição de publicidade em podcast, e Chartable, uma plataforma de análise de podcast. Essa mudança contribuiu com que a plataforma elevasse o nível de medição para publicidade em podcast. Além de oferecer aos editores uma nova maneira de expandir seus negócios por meio de ferramentas de insights e promoções.
Além disso, o Spotify também adquiriu a Findaway, líder global na distribuição de audiolivros digitais. A Findaway funciona em todo o ecossistema de audiolivros com uma plataforma e ofertas que atendem a autores, editoras e consumidores.
Como a principal plataforma de streaming de áudio do mundo, fazia todo o sentido trazer o Heardle, o jogo de música interativo para o Spotify. Ele forneceu uma maneira divertida e inovadora de ajudar os fãs a descobrir novas músicas e artistas.
Também foi adquirido a Kinzen, líder global na proteção de comunidades online contra conteúdo prejudicial. A parceria com a empresa sediada em Dublin, iniciada em 2020, foi fundamental para aprimorar a abordagem à segurança da plataforma. A tecnologia e a abordagem exclusiva da empresa ajudam o Spotify a entender melhor, se preparar e evitar que tendências de abuso surjam na plataforma.
Espaço para criadores negros
O Spotify expandiu o Frequency, uma iniciativa global e destino holístico para celebrar a arte negra, entretenimento, criatividade, cultura e comunidade dentro e fora da plataforma, com ainda mais oportunidades para criadores negros.
Além de hubs e listas de reprodução na plataforma, o The Free Studio foi implementado pelo Spotify, uma residência de quatro dias que reuniu nove músicos e criadores negros. A popular lista de reprodução Ripple Effect continuou a série Frequency Sunday Dinner, em Houston, bem como em cidades da Califórnia.
Ajudando a diversificar as vozes
Programas como Sound Up, Creator Equity Fund e RADAR for Podcasters ajudam vozes sub-representadas e talentos emergentes no espaço do áudio. De educação e workshops a amplificação na plataforma, essas iniciativas oferecem aos criadores as ferramentas necessárias para contar sua história.
Em outubro, foi apresentado o Africa Podcast Fund, uma iniciativa inédita para apoiar podcasters emergentes por meio de doações financeiras, workshops e oportunidades de networking. Em dezembro, foi lançado o Elevate for Podcasters, em parceria com a Inevitable Foundation. O programa capacita podcasters profissionais com deficiência, fornecendo financiamento, orientação, equipamento e acomodações de que precisam para melhorar suas carreiras.
Apresentando o faturamento por escolha do usuário com o Google
O contrato plurianual com o Google representa uma opção inédita em opções de pagamento com oportunidades para consumidores e desenvolvedores. Os usuários que baixaram o Spotify do Google Play Store têm a opção de pagar com o sistema de pagamento do Spotify ou com o Google Play Billing.
Essas duas opções dentro do aplicativo dão ao usuário a liberdade de assinar e fazer compras, utilizando a forma de pagamento de sua preferência. Com este anúncio e parceria, o Google está permitindo mais opções e concorrência — etapas decisivas que demonstram como as plataformas devem funcionar.
Misture tudo
O Blend combina o melhor dos recursos de personalização do Spotify e a funcionalidade de lista de reprodução colaborativa em uma única lista de reprodução compartilhada.
Em 2022, a plataforma levou o Blend a um nível totalmente novo. Os usuários agora podem se misturar com até 10 pessoas ou com artistas como Lizzo, Post Malone e Charli XCX.
Além disso, os fãs também têm a oportunidade de comprar produtos de artistas da experiência Blend.
Brincando com vídeo
Em 2022, foi expandido o podcast de vídeo para criadores em mais de 180 mercados globais.
Também foi introduzido assinaturas de podcast do Spotify para vídeo, uma integração com Riverside, plataforma para gravação remota, vídeo incorporável, substituição em massa de vídeo, análise específica de vídeo e recursos interativos de podcast, como enquetes e perguntas e respostas.
Comemoração do primeiro aniversário do EQUAL
Desde o seu lançamento, o EQUAL destacou mulheres artistas por meio de parcerias globais, ativações, novas experiências de conteúdo e suporte dentro e fora da plataforma. O mês de abril marcou o aniversário de um ano do programa.
Entre as principais realizações do EQUAL estão os ouvintes que transmitiram mais de 13 milhões de horas de programas de artistas no primeiro mês de adesão.
Reimaginando com Roblox
No universo virtual Roblox, a plataforma criou o Spotify Island, um paraíso de áudio onde fãs e artistas de todo o mundo podem se conectar e explorar sons, missões e produtos exclusivos. Durante o ano, foi disponibilizado o K-Park e Planet Hip-Hop.
Spotify e FC Barcelona se unem em campo
Em julho, foi iniciada a parceria do Spotify com o FC Barcelona, tornando-nos o principal parceiro do clube e também o parceiro oficial de streaming de áudio. Além disso, a plataforma se juntou ao time em Miami durante a turnê de pré-temporada do clube.
Por meio dos LEDs no estádio e de outros canais de marketing, o Spotify promoveu artistas de todo o mundo, incluindo BLACKPICK, Fireboy DML, Megan Thee Stallion, Aitch, Pomme, Feid e Rigoberta Bandini. Para o confronto ‘El Clásico de outubro do FC Barcelona’ foi comemorado os 50 bilhões de streams de Drake criando um kit de edição limitada.
Aumentando a aposta com audiolivros
Primeiramente, foram apresentados os audiolivros para ouvintes nos EUA, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Com mais de 300 mil títulos na plataforma, foi oferecido aos amantes de livros uma nova maneira de aproveitar a narrativa no Spotify.