in

Resenha: Shawn Mendes é a atração internacional mais cantada pelo público no Rock in Rio até o momento


Foi uma noite histórica e feliz da vida para Shawn Mendes. O cantor se apresentou no Rock in Rio neste sábado (16/9), depois da banda Skank, e pode ir para casa com a sensação de missão cumprida. Até agora, foi a atração internacional cantada em mais alto som pelo público da Cidade do Rock. Músicas como “Stitches”, “Mercy” e “Treat You Better” foram recebidas com expectativa pelos fãs – muitos, aparentemente – que lotaram o Parque Olímpico. As 100 mil pessoas – número divulgado pela assessoria do festival, entre pagantes e convidados – se tornaram a maior plateia da carreira do cantor canadense, que lançou seu primeiro álbum em 2015 depois de ser descoberto cantando no Vine.

(Foto: Fábio Tito/G1)

Com apenas 19 anos, Shawn Mendes tem a carinha de bebê, mas uma musicalidade elaborada. Além de singer-songwriter, o que significa que compõe as próprias músicas, ele tocou violão, guitarra e piano no show – que foi uma versão reduzida da “Illuminate World Tour”, na estrada desde abril deste ano. O Rock in Rio é a única parada da turnê na América do Sul. A crença geral era de que Shawn nem era tão conhecido por essa bandas de cá, mas o Rock in Rio provou o contrário. Que ele volte mais vezes: público não falta. Dá para dizer que sua vinda serviu para conquistar ainda mais seguidores.

Havia muitas crianças e adolescentes no Rock in Rio especialmente para ver o cantor – que não merece a alcunha de um step de Justin Bieber no mercado fonográfico. Ele está mais para Ed Sheeran e John Mayer. Com a maturidade, consolidará melhor seu lugar no mercado. De qualquer forma, ele não aparente em nada ser um artista fabricado – o que é maravilhoso na cena pop.

Pais e responsáveis acompanhavam os fãs. Carismático e feliz da vida, Shawn conquistou também quem não conhecia seu trabalho. No fim das contas, estava todo mundo batendo palmas ritmadas ou levando a lanterna do celular. A galera aleatória em seu show ainda ganhou covers de “Castle on the Hills” e “Use Somebody”. Foi um show emocionante para Shawn: era evidente sua realização como jovem artista. Por vezes, ele tirava o ponto de ouvido para escutar melhor a multidão cantando suas músicas. Foi bonito de ver.

Teve ainda “obrigado” em português e inúmeros sorrisos de gratidão pela recepção calorosa. O público do Rock in Rio sempre gosta de se sentir especial, e Shawn também proporcionou isso. Ótimo show!

SETLIST
There’s Nothing Holdin’ Me Back
Lights On
Stitches
Bad Reputation
Ruin
Castle On the Hills (cover do Ed Sheeran) / Life of the Party
Don’t Be a Fool
Understand
Mercy
Never Be Alone
Use Somebody (cover do Kings of Leon)
Treat You Better