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“Reputation”: gravadora prevê vendas de até 2 milhões de cópias na primeira semana – só nos EUA


Duas milhões de cópias.

Sim, duas milhões. Duas!

Essa é a expectativa de vendas de “Reputation” para a semana de lançamento nos Estados Unidos. A Billboard publicou uma reportagem nesta quarta (8/11), contando que a gravadora Big Machine trabalha internamente com esse número para o álbum novo da Taylor Swift. É mais do que ela já vendeu na semana de lançamento de qualquer um de seus álbuns.

A previsão contraria qualquer lógica do mercado. As vendas de álbuns caíram 18% em 2017 nos Estados Unidos, e o mercado está cada vez mais dependente dos streams. Mas, segundo consta, Taylor Swift fará como Adele e não liberará o álbum novo nas plataformas de streaming imediatamente. Ela deve segurar o material fora dessas plataformas por pelo menos duas semanas. A ordem é concentrar nas vendas – físicas e digitais. Mais de 400 mil unidades já foram vendidas na pré-venda de lojas como Target, Amazon e iTunes.

Analistas de mercado procurados pela Billboard não acreditam que “Reputation” ou qualquer outro disco possa vender tanto em uma semana em 2017. Um dos especialistas acredita que duas milhões de cópias só seriam alcançadas considerando a equivalência de streams e mesmo assim seria difícil. Outro diz que a gravadora deve apostar neste número a nível mundial e não nacional.

Taylor Swift e Adele são as únicas artistas que conseguiram vender mais de um milhão de cópias de um álbum em sete dias nos Estados Unidos desde Lady Gaga em 2011 (que colocou o “Born This Way” em promoção por 99 centavos na Amazon). O “1989”, lançado em 2014, fechou a primeira semana de vendas com 1,2 milhão de unidades comercializadas no mercado americano, de acordo com a Nielsen Music. Adele, em 2015, vendeu 3,4 milhões de cópias do álbum “25” na primeira semana nos Estados Unidos – mas tinha todo o peso de seu sumiço de anos, algo com o qual Taylor Swift não conta.