Quando o “Castelo Rá-Tim-Bum” estreou em 1994, pouco se falava sobre representatividade negra naquela época. Contudo, intencionalmente ou não, a série da TV Cultura quebrou padrões sem que muita gente se desse conta! No especial de reencontro do programa, que vai ao ar na noite deste sábado (25) às 22h, os atores Cinthya Rachel (a Biba) e Eduardo Silva (o Bongô) falaram sobre o assunto.
> Siga o perfil do POPline Geek no Instagram para ficar por dentro das novidades!
LEIA MAIS:
- “Castelo Rá-Tim-Bum”: emoção e nostalgia marcam episódio de reencontro
- Por que Luciano Amaral não está no reencontro do “Castelo Rá-Tim-Bum”?
- Elenco de “Castelo Rá-Tim-Bum” se emociona em reencontro; saiba motivo
“Pensar que num elenco pequeno tinha quatro negros, há 30 anos atrás, isso é uma coisa super inovadora“, afirma Eduardo.
“Quando você tem negros que chegam pra mim e falam ‘você era referência de negro que não era escravo e nem bandido‘, isso me emociona muito. ‘Você era uma referência de negro que deu certo na televisão, isso é inspiração pra mim’, isso dá um prazer, um orgulho tão grande de ter participado desse programa, principalmente por causa da negritude que hoje está está com 30, 30 e poucos anos“, acrescenta o ator.
Cinthya, por sua vez, destaca que até hoje recebe mensagens por ter sido a menina negra do programa. “Representação é uma coisa muito importante. E quando a gente fez o programa, a gente não pensava muito nisso“, diz. Se atualmente existe um movimento que promove a transição capilar e a autoaceitação dos fios naturais, lá atrás a personagem Biba já exibia seus cachos com orgulho.
“Eu não tinha referência. Eu era a referência“, pontua a atriz.
Cao Hamburger, criador e diretor da série, é destaque da reunião junto com Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau). Outros nomes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora), Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha) também marcaram presença. As Passarinhas Dilma Souza e Ciça Meirelles, bem como as Fadinhas Fafi Prado e Teresa Athayde finalizam o quadro de atores no encontro. Por motivos contratuais, Luciano Amaral (o Pedro) não pôde participar da reunião.