Seja como homenagem ou uma nova experimentação musical, a releitura de canções é uma estratégia atemporal que reúne muitos adeptos.
O projeto que abraça os formatos de single, DVD ou até mesmo, turnê; também movimenta o engamento dos fãs. Os singles escolhidos são, geralmente, grandes sucessos musicais.
Hoje (9), por exemplo, foi lançada uma nova versão de ‘Zóio de Lula ‘— hit do Charlie Brown Jr., lançado em 1999.
Na data que seria o aniversário de 49 anos do cantor, o single conta com a participação de Marcelo D2, Nação Zumbi, da banda de reggae Maneva e do rapper Hungria e produção de Marcelo Lobato (tecladista d’O Rappa).
Confira o making-of da produção da música abaixo:
Outra recente releitura que foi lançada, foi o single ‘Zé do Caroço’ de composição original e autoria de Leci Brandão, lançado em 2000.
A dupla de DJ’s do Jetlag em parceria com Anitta lançou uma outra versão a música, em fevereiro. Veja abaixo:
Já a música ‘Ainda Gosto Dela’, famosa na parceria entre Skank e Negra Li, ganha um remix eletrônico feito foi Dubdogz, RQntz e Lowsince.
Henrique Portugal, do Skank, aprovou a versão e compartilhou o retorno que a música tem obtido. “Comecei a notar o aumento das músicas em português tocando nas pistas. Por coincidência, o Octávio, empresário dos Dubdogz, me ligou contando que o remix, que haviam feito para “Ainda Gosto Dela”, estava estourado e que gostariam de lançar a versão de forma oficial. Eles mandaram o remix, nós adoramos e agora está saindo nas plataformas de streaming”, conta o tecladista.
A música eletrônica reúne uma parte significativa das novas versões musicais. Confira o resultado abaixo:
O cantor Silva optou pela estratégia da reletitura musical para lançar um álbum dedicado à cantora Marisa Monte, em 2016.
O resultado do trabalho que possui, até mesmo, composições feitas em parceria entre os artistas, como ‘Noturna (Nada de Novo na Noite)’ que Marisa participa da composição e dos vocais da canção.
Confira o álbum completo em seguida:
A estratégia reflete a identidade artística, seja pela interpretação ou pela produção musical. E também, as referências musicais do artista.
A música sempre permite inúmeras possibilidades, explorar esse lado por meio de grandes sucessos, aponta o quão versatil podem ser os agentes musicais.