in

Relatório mostra que música pop cresceu nas plataformas digitais no Brasil, mas caiu nas rádios


O mundo da música está em um momento completamente novo. O streaming mudou como as pessoas consomem, proporcionando um ambiente mais democrático. Pensando nessas tendências, o Playax, plataforma de desenvolvimento e monitoramento de audiência para profissionais e artistas da música,  divulgou um relatório mostrando quais estilos musicais estão se desempenhando nas diferentes plataformas.

De acordos com os dados, o pop continua bem, com destaque para o digital. No primeiro trimestre de 2019, conseguiu estabelecer um crescimento de de 16% no Spotify e 8% no YouTube. No entanto, nas rádios teve uma leve queda de 1%.

Gráfico: Mundo da Música MM

O maior crescimento foi com o samba – Spotify (+35%); Rádio (+35%) e YouTube (+97%). Estilos que já algum tempo dominavam, no entanto, tiveram queda. Um exemplo é o sertanejo, que teve saldo negativo em todos os formatos – Spotify (-5%); Rádio (-5%) e YouTube (-5%).

No pop, a artista de maior destaque é Anitta. No Samba, Dilsinho leva a melhor. Hungria Hip Hop é referência, é claro, no hip hop/rap.