O relatório da We Are Social e Hootsuite divulgado no último dia 25 de abril, apresenta o panorama do mercado digital até o mês de abril passado.
De acordo com os dados, os usuários globais da Internet cresceram 8,6% nos últimos doze meses, com 350 milhões de novos usuários contribuindo para um total de 4,437 bilhões até o início de abril de 2019.
Os números de usuários de mídias sociais também registraram um sólido crescimento, aumentando em mais de 200 milhões desde o ano passado, para chegar a quase 3,5 bilhões no momento da publicação. No entanto, mudanças recentes na metodologia de relatórios do Facebook significam que o crescimento real foi provavelmente ainda maior.
Existem hoje mais de 5,1 bilhões de pessoas em todo o mundo usando um telefone celular – um aumento ano a ano de 2,7% – com os smartphones respondendo por mais de dois terços de todos os dispositivos em uso atualmente.
Aproximadamente 98% dos usuários de mídia social do mundo – mais de 3,4 bilhões de pessoas – acessam plataformas sociais por meio de dispositivos móveis.
Além desses dados, o relatório da Sandvine divulgado também no mês de abril revelou as aplicações responsáveis pelo tráfego proveniente do uso de celular na Internet no mundo.
Sublinhando a popularidade dos serviços de streaming, o YouTube contabiliza o maior número de megabytes, com 37% – muito mais à frente do segundo colocado Facebook, com 8,4%, e do Snapchap, com 8,3%.
A Netflix, responsável pelo maior tráfego da Internet, gerencia apenas 2,4% quando se trata de dispositivos móveis.
Esses dados são importantes para reflexão sobrecriação de conteúdos e atuação seja em mídias sociais ou no digital como um todo. Já falamos de estratégias específicas para smartphones, por exemplo, o lançamento de Clipes em formato vertical, clique aqui para rever.
Em breve, falaremos aqui no Mundo da Música, mais especificamente sobre cada Rede Social, o cenário do mercado e o diálogo com a criação de estratégias para a música.