#Noticias

Redenção? Grammy e críticos musicais aclamam o “ARTPOP”, de Lady Gaga, dez anos após lançamento

Em 2013, o "ARTPOP" estreou no topo da Billboard 200, vendendo 258 mil unidades em sua semana de estreia. Foto: Divulgação

“Agora todo mundo ama o ‘ARTPOP’, né?!” – É este o pensamento que ecoa pela cabeça dos fãs de Lady Gaga nesta segunda-feira (6). É que, nesta data, o terceiro álbum de estúdio da cantora, que foi massivamente criticado à época, está completando 10 anos de lançamento. Na ocasião comemorativa, a Academia do Grammy e influentes críticos musicais revisitam o disco, e repensam sobre seu conceito criativo, o chamando até de “o álbum mais corajoso de Lady Gaga”.

O projeto é definido como um disco de EDM e synthpop. Foto: Divulgação

LEIA MAIS:

Encabeçado por faixas como “Applause”, “Venus”, “G.U.Y.” e “Aura”, o “ARTPOP” (2013) é um dos trabalhos mais aclamados pelos fãs de Lady Gaga, ao mesmo passo que foi um dos menos bem recebidos pela crítica especializada.

Agora, em que se passou uma década desde que a artista apresentou o compilado ao mundo, cria-se uma espécie de consenso de que a pop star estava ‘à frente de seu tempo’ em termos de conceito criativo.

“‘ARTPOP’ não se parece em nada com os álbuns anteriores de Lady Gaga. Triunfa na sua falta de seriedade sincera e de justiça própria moralista. Enquanto ‘The Fame’ estava atolado em convencionalidade e ‘Born This Way’ vendia slogans socialmente responsáveis, ‘ARTPOP’ recusa-se a ‘tentar ser’ alguma coisa. Permite que o artifício seja artificial e o caos seja caótico, sem tentar embalá-lo em um mais palatável (e, portanto, verdadeiramente artificial) invólucro”, definiu o site opinativo norte-americano The Daily Beast, que afirma que, mesmo após tantos anos, o disco continua sendo “incompreendido”.

A Academia do Grammy, por sua vez, publicou nessa segunda (6) um artigo que elenca 10 razões pelas quais o “ARTPOP” é o álbum mais corajoso da cantora. Gaga, inclusive, é dona de 36 indicações à honraria, e nenhuma delas é pelo disco de 2013.

“A definição de ‘desleixado’ de uma década é o epítome do estilo da próxima década. Em 2013, o consenso geral entre os críticos era que o som do ‘ARTPOP’ era muitas vezes confuso demais para ser levado a sério.

Comparado ao som pop simplificado da época – incluindo alguns dos sucessos anteriores de Gaga – a mistura frenética de sons de ‘ARTPOP’ parecia totalmente estranha.

Dez anos depois, sua abordagem vanguardista ao pop de repente parece notavelmente em voga, à medida que paletas sonoras altamente texturizadas e de gênero se tornam a norma – especialmente na esfera do pop alternativo. Em retrospectiva, é evidente que ‘ARTPOP’ foi ridicularizado para que artistas como SOPHIE, Charli XCX e Dorian Electra pudessem delirar”, ressaltou a Recording Academy.

Enquanto a crítica especializada volta a se debruçar sobre o disco, os fãs torcem para que Lady Gaga entregue a eles um especial em comemoração à primeira década do projeto.

Ouça Lady Gaga na “TACA O PLAY”

Se você é fã mesmo do Lady Gaga e de música, essa dica é pra você! “TACA O PLAY” é a nova plataforma de fãs da Universal Music Brasil, onde você ouve seu artista favorito e tem a chance de participar de missões, mostrando que sabe tudo sobre o seu ídolo, acumular pontos e com isso ganhar presentes exclusivos! Conheça e participe a partir de agora! 

Destaques

#Noticias

Neste ano, Sabrina Carpenter foi a artista que mais contribuiu para o registro de novos eleitores nos Estados Unidos. Por isso, a cantora superou...

#Geek

"Michael", filme sobre o rei do pop, não estreará mais em abril. Estúdio anunciou nova data.

#Noticias

Um retorno triunfal do BTS é esperado para o fim de 2025, já que, atualmente, com exceção de Jin e J-Hope, os outros 5...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile