A IFPI, organização que representa a indústria da música gravada, divulgou o Relatório Global de Música nesta terça-feira (21). Os dados do documento mostram que as receitas comerciais totais de 2022 foram de US$ 26,2 bilhões.
Ainda segundo o relatório, o mercado global de música gravada cresceu 9,0% em 2022, impulsionado pelo crescimento do streaming de assinatura paga.
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As receitas de streaming de áudio por assinatura aumentaram 10,3%, para US$ 12,7 bilhões, e havia 589 milhões de usuários de contas de assinatura pagas no final de 2022.
Já o streaming total, incluindo assinatura paga e suporte de publicidade, cresceu 11,5%, atingindo US$ 17,5 bilhões, ou 67,0% do total das receitas globais de música gravada. Houve crescimento também em outras áreas com receita física permanecendo resiliente (+4,0%); receita de direitos de execução aumentando em 8,6%, retornando aos níveis pré-pandemia; e receita de sincronização subindo 22,3%.
De acordo com Frances Moore, Presidente da IFPI, o relatório deste ano conta a continuação da história do compromisso das gravadoras com sua missão principal – trabalhar com artistas para ajudá-los a atingir seu maior potencial criativo e comercial ao longo de sua carreira.
Moore aponta ainda que isso requer uma parceria artista-gravadora que evolua e inove constantemente para que possa capitalizar oportunidades em mais áreas de negócios e em mais partes do mundo.
“O investimento e a inovação das gravadoras ajudaram a tornar a música ainda mais globalmente interconectada do que nunca, construindo equipes locais em todo o mundo e trabalhando com artistas de uma variedade crescente de cenas musicais. Isso está impulsionando o desenvolvimento da música, permitindo que os fãs aproveitem as oportunidades crescentes de abraçar e celebrar seus próprios artistas e cultura locais”, destaca Frances Moore, Presidente da IFPI.
“No entanto, à medida que as oportunidades para a música continuam a se expandir, também aumentam as áreas nas quais as gravadoras devem trabalhar para garantir que o valor da música que os artistas estão criando seja reconhecido e devolvido. Esse desafio está se tornando cada vez mais complexo à medida que um número maior de atores busca se beneficiar da música, sem fazer parte de seu investimento e desenvolvimento”, completa Frances Moore, Presidente da IFPI.
As receitas de música gravada cresceram em todas as regiões do mundo em 2022:
ÁSIA
A Ásia cresceu 15,4% com seu maior mercado, o Japão, registrando um crescimento de 5,4%, enquanto o segundo maior mercado, a China, cresceu mais de 20% (28,4%), tornando-se um dos cinco principais mercados globais pela primeira vez.
Em uma tendência contínua, a Ásia também respondeu por quase metade das receitas físicas globais (49,8%).
AUSTRALÁSIA
A Australásia experimentou um crescimento de 8,1%, um aumento na taxa de crescimento do ano anterior de +4,7%.
A Austrália (+8,1%) permaneceu entre os 10 principais mercados do mundo e a Nova Zelândia viu um aumento nas receitas de streaming levar o mercado geral a um crescimento de 8,0%.
EUROPA
As receitas na Europa, a segunda maior região de música gravada do mundo, cresceram 7,5%, com os três maiores mercados da região registrando ganhos: Reino Unido (+5,4%), Alemanha (+2,2%) e França (+7,7%) .
AMÉRICA LATINA
A América Latina obteve ganhos de 25,9%, mantendo mais de 10 anos de aumentos regionais. Todos os mercados da região registraram crescimento de dois dígitos.
ORIENTE MÉDIO E NORTE DA ÁFRICA
Oriente Médio e Norte da África – anteriormente o mercado de crescimento mais rápido em 2021, MENA teve a terceira maior taxa de crescimento em 2022, registrando um aumento de 23,8% e representando a maior participação de streaming em qualquer região do mundo (95,5%).
ÁFRICA SUBSAARIANA
África Subsaariana teve o crescimento mais rápido em 2022, com mais de 30% de crescimento (34,7%). A região foi impulsionada em grande parte por um aumento significativo nas receitas no maior mercado da região, a África do Sul (+31,4%).
EUA E CANADÁ
A região dos EUA e Canadá – a maior do mundo em termos de receita – cresceu 5,0% em 2022.
O maior mercado do mundo, os Estados Unidos, cresceu 4,8% a – ultrapassando, pela primeira vez, US$ 10 bilhões – e as receitas de música gravada no Canadá aumentaram 8,1%.