A operação global da Sony Music anunciou, nesta quarta-feira (3), que a sua receita anual de streaming em 2020 registrou um aumento de 19,5%, representando quase meio bilhão de dólares de acréscimo, se comparado a 2019. Além disso, no total, o crescimento da empresa ficou em torno de 8% da sua receita global.
Segundo o relatório anual da major, as receitas de streaming significam mais da metade do valor total da empresa, registrando US $2,87 bilhões durante os 12 meses do ano passado. Enquanto a receita mundial da Sony com música – em todos os formatos, licenciamento, etc.- atingiu US $4,51 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões), um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior.
De acordo com informações da Music Business Wordwide, os números mostram que o resultado positivo chegou após uma oscilação afetada pela pandemia no segundo trimestre, quando a Sony Music deu um impulso e registrou um terceiro trimestre muito forte, quando seu faturamento voltou a ultrapassar US $1 bilhão.
Para se ter uma ideia do quão forte foi este impulso, a receita de streaming no quarto trimestre aumentou 26% comparado ao mesmo período do ano anterior, o que representou um crescimento de US $174 milhões para US $843 milhões.
Além disso, as receitas físicas da empresa também aumentaram significativamente no quarto trimestre – durante uma pandemia – um aumento de 41,3% ano a ano, para US $ 336 milhões Por causa desse desempenho trimestral estelar da música física, as vendas globais de música física da Sony também aumentaram anualmente, passando de US$ 803 milhões em 2019 para US$ 898 milhões (R$ 4,79 bilhões) em 2020.
Os maiores projetos de artistas globais da Sony Music (excluindo os lançamentos da Sony Music Japan) no calendário do quarto trimestre, em ordem e com base na geração de receita, foram:
- AC/DC, Power Up
- Harry Styles, Fine Line
- Bruce Springsteen, Letter To You
- Luke Combs, What You See Is What You Get
- 21 Savage, Savage Mode II
- Miley Cyrus, Plastic Hearts
- The Kid LAROI, F*CK LOVE
- Polo G, The Goat
- 24kGoldn, Dropped Outta College
- Francis Cabrel, À l’aube revenant
Ouça “Power Up”, álbum do AC/DC que mais gerou receita para Sony no final de 2020:
E tem mais…
A Sony Corporation aumentou mais uma vez sua previsão para o desempenho de sua divisão corporativa de Música até o final de março de 2021. Esta divisão abrange as operações globais de música gravada e publicação da Sony, bem como seu segmento de ‘Mídia Visual e Plataforma’, que inclui anime e produtos de jogos móveis.
A empresa japonesa aumentou sua expectativa de receita anual em seu ano fiscal (12 meses até o final de março) em mais 6%, em parte devido às “vendas acima do esperado de mídia física em música gravada” vistas no calendário do quarto trimestre.