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Quanto um reality show pode valorizar ou não a imagem de um famoso?

Empresária avalia pontos cruciais para que celebridades tirem o melhor proveito de programas como “BBB” e “A Fazenda”.

(Foto: Divulgação / Globo)

Quando celebridades (ou sub) entram em reality shows, podem sair ganhando ou perdendo. Não é todo mundo que está pronto para ficar exposto 24 horas de cara limpa, sem filtro e sem equipe para lhe dizer como agir ou o que dizer. Tal visibilidade pode tanto alavancar a popularidade de alguém – caso de Manu Gavassi no “BBB” – quanto destruir sua imagem. Tudo depende dos acontecimentos.

Quanto um reality show pode valorizar ou não a imagem de um famoso?
(Fotos: Divulgação / Playplus)

Recentemente, MC Mirella perdeu 200 mil seguidores depois de uma briga com Raissa Barbosa em “A Fazenda”. Mirella, até então, era uma das favoritas do público. Sua popularidade despencou. Desesperados, fãs chegaram a alugar um carro de som para enviar um conselho para a funkeira dentro do programa (“afaste-se do Biel e do Juliano”, dizia a mensagem).

“A pessoa precisa ter total consciência da responsabilidade de sua postura no confinamento e de que será julgada. A desvalorização dentro de um reality pode vir muito mais forte do que uma valorização’, frisa a empresária Priscila Jaffe, referência no marketing de influência.

O site SocialBlade mostra que Jojo Todynho teve aumento de 45% em número de seguidores nos últimos 30 dias. Já os seguidores de Biel cresceram apenas 4,7% no último mês. Mariano, por sua vez, viu seu número de seguidores cair 13,7% nos últimos 30 dias.

Marca pessoal é bem valioso

No caso de influenciadores digitais, todo cuidado é pouco. Priscila Jaffe – responsável pelo estouro de Mirela Janis, que participou do “De Férias Com o Ex” – conta que a marca pessoal é o bem mais valioso que o influenciador possui.

Para ela, Manu Gavassi e sua equipe deram uma aula de estratégia comercial quando a cantora entrou para o “BBB”. Além das câmeras 24 horas, Manu deixou fotos e vídeos prontos aqui fora, para serem divulgados ao longo dos três meses, mostrando seu trabalho de forma divertida.

“Ela roteirizou, imaginou situações lá dentro, planejou. Isso é interessante porque além de você estar alimentando aqueles seguidores do mundo digital, você também está conquistando e fidelizando o público da televisão”, diz a empresária.

Priscila Jaffe destaca também a importância de ser autêntico em programas assim. Construir um personagem, geralmente, não dá certo. O ator Mateus Carrieri, por exemplo, ganhou 1,6 milhão de seguidores desde que entrou em “A Fazenda”. Sua popularidade catapultou justamente depois que viralizou um vídeo dele falando sobre sua situação fora do programa, de maneira genuína.