in ,

Com críticas a coaches, Ray Tavares retrata frustração da geração millenial em livro novo

“As Vantagens de Ser Você” é o novo romance young adult da escritora Ray Tavares.

Com críticas a coaches, Ray Tavares retrata frustração da geração millenial em livro novo
(Foto: Divulgação)

Críticas a coaches, ironia a livros de autoajuda, e retrato de uma geração ‘millenial’ frustrada. É assim o novo romance ‘young adult’ LGBTQIAP+ “As Vantagens de Ser Você”, da escritora Ray Tavares. Em entrevista ao POPline, ela é direta: “critico quem usa momentos frágeis das pessoas para vender uma fórmula fácil de sucesso que, spoiler, não existe”.

“As Vantagens de Ser Você” acompanha uma jovem de 24 anos chamada Ana Menezes. Ela vive uma crise existencial, sem perspectivas profissionais, e compra o livro de um coach que promete revolucionar sua vida. A convite de um antigo crush do colégio, Ana vai parar em um retiro do mesmo coach no Parque Estadual do Jalapão, acreditando que chegou a hora das humilhadas serem exaltadas. Mas será mesmo?

Com críticas a coaches, Ray Tavares retrata frustração da geração millenial em livro novo
(Foto: Divulgação)

O livro é inspirado em problemas e inseguranças que a própria autora enfrentou. A personagem Ana, inclusive, sonha em ser escritora. “Nós, millenials, somos uma geração que cresceu com muita esperança, e recebeu uma vida adulta muito dura, em um contexto sócio-político muito árido. Eu queria escrever um livro que desse esperança – não uma fórmula mágica de como ser feliz, como muitos livros de coach fazem, mas um quentinho no coração de que, sim, estamos todos na merda, mas há luz no fim do túnel”, explica Ray Tavares.

Autora de quatro livros, Ray Tavares também se sente frustrada

Autora de quatro livros publicados pela Galera Record, ela também é roteirista de projetos para streaming. Pode ser considerada uma autora bem sucedida, mas admite que teve seus momentos de frustração. “A gente vê escritores nas redes sociais vendendo horrores, em listas de mais vendidos, e não imaginamos que esses mesmos escritores estão tendo que fazer mil outros trabalhos pra pagar as contas”, conta Ray. Depender exclusivamente da venda de livros é uma pressão muito grande, segundo ela.

“Temos que escrever, mas também temos que criar conteúdo pra Internet e viralizar todos os dias para atingir os leitores. E também investir dinheiro no marketing do livro, rezar para que o livro caia no gosto do público, rodar o país fazendo evento… Essa pressão e instabilidade faz com que a gente não consiga se organizar financeiramente, e isso causa muita frustração, nos deixa perdidos, ansiosos, pensando se não era melhor desistir e buscar algo mais ‘estável’. Os pensamentos de frustração e ansiedade da Ana são meus, são desabafos do que eu senti e ainda sinto”, conta Ray Tavares.

Com críticas a coaches, Ray Tavares retrata frustração da geração millenial em livro novo
(Foto: Divulgação)

Escrito por Leonardo Torres

João Gordo faz cover de “Tenho”, hit conhecido na voz de Sidney Magal

Veja Jesuíta Barbosa, de “Pantanal”, e rapaz misterioso aos beijos na praia