Unir, criar novas oportunidades e discutir negócios com a comunidade LBTQIAP+: esse foi o objetivo da primeira edição do evento “Contaí”, organizado pela cantora, compositora e empresária Raquel Virgínia e a sua agência Nhaí!. A iniciativa aconteceu hoje (28), na véspera do Dia da Visibilidade Trans e reuniu empreendedores LGBTQIAP+.
Dentre os temas discutidos no evento, tivemos o questionamento do porquê as empresas precisam ter pessoas LGBTQIAP+ em seu quadro de funcionários e a importância das mulheres trans no centro dos negócios.
“O evento foi rico de possibilidades e demonstrou que os nossos encontros são potentes e que nós podemos sim inventar um futuro mais próspero para a população trans“, destacou Raquel Virgínia ao POPline.Biz é Mundo da Música.
O evento contou com a participação de várias pessoas do meio como Gabriela Augusto, do Transcendemos; Luiz Pacete, editor de tecnologia e inovação da Forbes Brasil; Akin Abas, do InfoPretas; Xis Genera, coletivo de audiovisual e Maite Schneider, co-fundadora do Transempregos, todos relatando suas histórias de vida e, principalmente, de seus negócios.
Essa foi a primeira edição do “Contaí”, e promete também não ser a última. Raquel e sua agência já planejam as próximas edições do evento, com o objetivo de serem abertas ao público geral, e com a possibilidade de acessar digitalmente as discussões e todo o conteúdo feito no evento.
Nhaí!: nova visão de gestão de cultura e diversidade no mercado publicitário
Criada no meio da pandemia da COVID-19, em 2021, a startup Nhaí! tem como missão a inovação das narrativas através de consultorias, curadorias e projetos feitos para diversas plataformas e canais de comunicação.
Com um nome divertido e ousado, retirado do dialeto Pajubá, a empresa busca trazer leveza e frescor desde sua alcunha até seus produtos. O objetivo da empresa é demonstrar que minorias marginalizadas podem protagonizar campanhas, projetos, ações e gerar diversas oportunidades no ambiente das marcas, marketing e publicidade, com pautas que constroem um olhar mais abrangente de como essas vidas são lidas historicamente no âmbito social.
“Vi a necessidade de criar uma empresa que preenchesse uma lacuna social gigante no
Brasil e no mundo. Estudei e encontrei muitas possibilidades de trazer um protagonismo fora do padrão de sofrimento para as populações trans e preta”, afirma Raquel Virgínia, CEO da Nhaí!
A agência nasceu sob pilares considerados fundamentais: gerar empatia, noção de bem
estar e sucesso para pessoas que em geral estão culturalmente fora dessa lógica. Todos os projetos caminham no sentido de contribuir para resolver equações ainda vistas como complexas por grande parte da sociedade. O pano de fundo é sempre de embates saudáveis, propositivos e verdadeiramente construtivos. Gerar transformação, impactos necessários e positivos.
“É impossível pensar em um ecossistema realmente diverso sem a participação plena, em todo processo, dos agentes ao qual estamos falando. Como dizemos aqui na agência, ‘nada sobre nós, sem nos’ ”, conta Tiago Dias, diretor de conteúdo e marketing digital da Nhaí!
Atendendo organizações públicas e privadas, empresas e instituições, a Nhaí! realiza tanto projetos autorais, como também produtos personalizados. As consultorias possuem papel único na empresa, visto que a equipe é toda formada por pessoas pretas e trans, que estudam profundamente os temas dessas populações e a relação com o mercado.