No próximo dia 13 de novembro estreia na CNN Brasil o programa “Universo Karnal“. Comandado pelo historiador e professor Leandro Karnal, a produção, que será apresentada do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, tem o objetivo de trazer grandes debates! Em sua estreia, contará com as participações do psicanalista Christian Dunker, o ator Ikaro Kadoshi e o rapper Dexter.
O tema do primeiro episódio será “O que é ser livre?“, questionamento que se relaciona bastante com a vida de Dexter. Além das suas próprias “prisões internas”, o rapper também passou um tempo em uma penitenciária. No entanto, o encarceramento foi fundamental para que ele descobrisse sua verdadeira paixão: o hip-hop.
“Eu considero a pessoa presa quando ela está mentalmente presa, espiritualmente presa. Nesse caso, o rap me deu uma condição diferenciada de liberdade, mesmo estando em cárcere. O rap me fazia sair do cárcere através das letras, e é por isso que eu considero exílio”, declara o rapper.
Dexter foi preso em 1998, após cometer sete assaltos. Na época, foi mandado para o Carandiru, famosa casa de detenção de São Paulo. Foi lá que conheceu o também rapper Afro-X, com quem formou a dupla 509-E, nome que faz referência ao número da cela em que os dois ficavam.
Apesar do intervalo em que ficou preso, Dexter nunca deixou de ser reconhecido como um dos principais nomes do rap nacional. Com o 509-E, ganhou notoriedade ao lançar os discos “Provérbios 13” e “MMII DC (2002 Depois de Cristo)“. Em 2005, ainda na cadeia, ganhou mais prestígio após o lançamento do seu primeiro álbum solo, “Exilado Sim, Preso Não“, que ganhou diversos prêmios e foi bastante elogiado pela critica especializada.
Ou seja, já deu para perceber que o “Universo Karnal” vai começar com tudo, né? Então, para não perder nada, só ficar ligado na CNN Brasil, a partir do dia 13 de novembro, às 23h. Veja o trailer do programa:
.