Mariah Carey é mesmo considerada por muitos como a “Rainha do Natal” devido ao sucesso e longevidade do hit “All I Want For Christmas Is You” (1994), no entanto, a justiça estadunidense decidiu negar a ela o título. Há algum tempo a cantora vinha tentando apropriar-se de marcas que envolvem a festividade, como “Rainha do Natal” e “Princesa do Natal”.
LEIA MAIS:
- Músicas natalinas de Mariah Carey e Ariana Grande ganham força na parada Global do Spotify
- Dona do Natal! Mariah Carey ganhará novo especial na TV norte-americana
- Mariah Carey leva espírito natalino para o Jimmy Fallon e confirma colaboração com Millie Bobby Brown
As patentes desejadas por ela lhe dariam cobertura no eventual impedimento ilegal da utilização dos termos em músicas e produtos de outros. Tal respaldo, porém, fora indeferido pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos em decisão recente, como informou o The Washington Post nesta quarta-feira (16).
Um dos maiores impeditivos ao êxito do pedido de Mariah foi um processo iniciado pela cantora nova-iorquina Elizabeth Chan. Esta que, por sua vez, vem lançando discos associados ao Natal e a festividades anualmente durante uma década, foi chamada de “Rainha do Natal” pela revista norte-americana The New Yorker, em 2018. Aí a concorrência natalina fica acirrada…
Apesar de a solicitação pela patente ter sido efetuada ainda no ano passado, o escritório que representa Carey, o Lotion LLC, perdeu o prazo para contra-atacar a intervenção de Elizabeth, resultando no declínio do pedido.
Todo Natal, Mariah volta a figurar nas primeiras posições das principais paradas de música do mundo com o mega hit sazonal “All I Want For Christmas Is You”. Além disso, ela costuma se envolver em alguns projetos natalinos ao final do ano. Neste, ela realizará duas apresentações do show “Merry Christmas To All!”, no Canadá e Estados Unidos, além de um especial de TV que leva o mesmo nome do show exibido pela CBS.
LEIA MAIS:
- Mariah Carey: Processo por suposto plágio em All I Want For Christmas Is You é encerrado
- Mariah Carey quer transformar o livro The Meaning of Mariah Carey em série de TV
- Em vídeo, Mariah Carey dá início às celebrações Natalinas de 2022
Processo por suposto plágio em “All I Want For Christmas Is You” é encerrado
O processo em questão foi aberto em junho, por Vince Vance, compositor que afirma que o estrondoso hit natalino de Mariah é um plágio de sua música de mesmo nome, lançada em 1989, cinco anos antes da de Carey.
No dia 1º de novembro, os advogados de Vince protocolaram a desistência oficial do processo, que pedia indenização de 20 milhões de dólares, encerrando o caso. O processo tinha como alvos a própria cantora, o compositor Walter Afanasieff e a Sony Music.
Apesar disso, segundo informa a Billboard, a ação de Vince Vance abre precedentes para ele, futuramente, abrir um novo processo de plágio contra Carey pela música “All I Want For Christmas Is You”, que gera um faturamento multimilionário todos os anos.