banner com link para rádio globo
Rafinha RSQ e Erika Ender falam sobre mercado latino no Podcast Cases | Arte: Ana Chicarino
in

Rafinha RSQ e Erika Ender falam sobre o mercado da Música Latina no podcast Cases

A autora de “Despacito” e o produtor hitmaker debateram sobre os desafios e tendências da música latina no quarto da 2º temporada

O quarto episódio da segunda temporada do 2ª Temporada do Podcast Cases do POPline.Biz é Mundo da Música chega com um tom diferente do que os ouvintes já estão acostumados. Desta vez a conversa girou em torno das principais tendências e desafios do mercado latino com convidados que entendem do assunto: Rafinha RSQ e Erika Ender.

> Gente.Biz: A produção cosmopolita de Rafinha RSQ e a sua fábrica de hits

Nascida no Panamá, Erika Ender filha de pai panamenho e mãe brasileira que possui composições em cerca de 200 álbuns e mais de 40 singles de sua autoria. Além de ter feito parte da composição de um dos maiores hits da última década: “Despacito”, um verdadeiro divisor de águas da nova música latina em escala global.

Ao seu lado Rafinha RSQ, Produtor Musical e Compositor responsável por criações nacionais como: “Loka” (Anitta e Simone & Simaria), “Modo Turbo” (Luísa Sonza, Pabllo Vittar e Anitta) e “Diferença Mara”, novo single de Juliette. Além de ter trabalhado recentemente com a cantora Thalia, em seu novo álbum “Desamorfosis”.

Entre os ricos debates que aconteceram durante o podcastcom ares de bate-papo livre e despojado, Erika e Rafinha comentaram sobre as barreiras do idioma para que a música brasileira ganhe o mundo.

“Existem músicas que estão conquistando o mundo sem que a língua [idioma] seja importante. O público está com a cabeça aberta para outros idiomas e outras formas. Mas, é claro, que quando você entende a mensagem fica mais fácil se conectar [com os ouvintes]. Porém, não veja a língua como um impedimento”, revela Erika.

Rafinha completa destacando que uma coisa que ele nota é que as músicas como “Ai se eu te pego”, que fez um sucesso estrondoso no mundo, possuem refrão de fácil entendimento. Para ele, dessa forma as pessoas conseguem entender de uma forma universal e  cita “Eu quero tchu, eu quero tcha” como exemplo.

“Vou ser sincero, a música brasileira em português ainda tem muita dificuldade de entrar em outros países. Eu estou falando sobre a música se tornar uma potência no mundo de verdade, sabe? Não sobre ter evidência, mas sobre ter mais músicas brasileiras [em português] no mundo. Para o espanhol ainda não é fácil, mas já está tendo muita abertura”, expõe Rafinha.

Apresentado pela editora do POPline.Biz, Láisa Naiane, ao lado da Rafa Ventura, coordenadora de jornalismo do POPline.Biz, a segunda temporada – disponível em todas as plataformas de streaming – traz ainda nomes como Jairzinho, e Fernanda Paiva contando o case de sucesso do Natura Musical, além dos episódios já publicados com Xand Avião, Duda Beat e Dilsinho. 

Láisa Naiane (Editora POPline.Biz) e Rafa Ventura (Coordenadora de Jornalismo do POPline.Biz) apresentadoras do Podcast Cases do POPline.Biz
Arte: Ana Chicarino

Sobre a primeira temporada do Podcast Cases

A primeira temporada do Podcast Cases, que tem como premissa receber artistas e seus empresários/produtores musicais como convidados para falar sobre os bastidores das carreiras, planejamento, estratégias e histórias ainda não reveladas do backstage, iniciou em dezembro de 2020 e encerrou em setembro de 2021.

Com 18 episódios publicados no canal do POPline Studios, em todas as plataformas, o podcast recebeu nomes como Giulia Be, Anavitória, Guilherme Arantes, Melim, Manu Gavassi, Rogério Flausino, Larissa Luz, Atitude 67, Lucy Alves, Drika Barbosa e Fióti, Lagum, Paulinho Moska e mais.

Escrito por Rafa Ventura

“Não me considero um Lollipoper”, diz Rodrigo, 2º eliminado do BBB22

Remix de “SentaDONA”, com participação de Luísa Sonza, é lançado