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Quer vender seus produtos no Instagram? Saiba como funcionam as ferramentas de Shopping e Loja

Foto: Solen Feyissa/Unsplash

A pandemia mudou hábitos e trouxe uma nova realidade para o público e para os artistas. Quem não estava presente, precisou se adaptar rapidamente ao ambiente digital. Porém, muitos artistas ainda estão tentando encontrar soluções para falta de shows presenciais e vendas físicas dos seus produtos e, com isso, podem estar enfrentando desafios.

Uma boa solução para manter o fluxo de caixa e movimentar branding music de um artista é vender produtos com a sua marca. Com isso, aproveitar o público que já possui nas redes sociais pode ser uma boa estratégia, já que ele consome o seu conteúdo e, com isso, pode estar mais suscetível a comprar itens que levam sua marca. O Instagram tem duas funções muito bacanas que podem auxiliar nesse processo: o Shopping e as Lojas.

Como outros aplicativos do Facebook, ambas foram pensadas para facilitar a transição do físico para o digital. Tanto o Shopping quanto as Lojas ajudam marcas a mostrarem e venderem seus produtos online. Mas, para aproveitar ao máximo os recursos de ambos, é fundamental saber como e com o que cada uma delas pode te ajudar.

Confira abaixo informações que vão te ajudar a entender melhor as diferenças entre os dois, para descobrir como um pode ser usado de forma complementar ao outro.

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso para você marcar seus produtos em publicações tanto do Feed quanto do Stories. Com essas marcações – as etiquetas –, é possível levar as pessoas direto para a página do produto em questão no seu site, encurtando o caminho até a compra. Para começar a usar o Instagram Shopping, você precisa:

1. Ter uma conta comercial conectada a um catálogo no Facebook (veja aqui como criar o seu).
2. Ter um e-commerce. O Instagram não processa a compra, só leva o comprador até o site onde os produtos são vendidos.
3. Estar localizado no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha.

Se o seu negócio atender a todos esses requisitos, sua conta do Instagram vai precisar passar por um processo de revisão da equipe da rede social para ter a funcionalidade liberada. Mas calma: o procedimento leva apenas alguns dias, normalmente.

Saiba mais sobre o Instagram Shopping aqui.

Como funciona a Loja do Instagram?

Já a Loja no Instagram funciona como uma vitrine para o seu negócio. A solução permite que você crie uma loja online personalizada dentro da plataforma. Nela, dá não só para colocar fotos dos seus produtos, mas também criar Coleções – seções com uma seleção de produtos – e contar a história do artista de uma forma diferente.

É uma ferramenta para impulsionar a descoberta por potenciais, tudo sem que precisem sair do Instagram. As pessoas podem visitar a Loja a partir da sua conta comercial ou por meio de publicações no Feed e nos Stories.

Para criar a sua Loja no Instagram, acesse o Gerenciador de Comércio usando o desktop para criar sua primeira coleção.

Saiba mais sobre as Lojas no Instagram aqui.

E como os dois se complementam?

Vale lembrar que, apesar de serem recursos com propósitos diferentes, eles acabam sendo complementares. Isso porque ao utilizar as etiquetas do Instagram Shopping para levar as pessoas para a página de vendas e também colocar seus produtos na Loja do Instagram, você consegue mostrar os seus produtos para mais pessoas, com mais chances de conquistar clientes. Além disso, ambos são gratuitos.