Formado por Shuna e Gian Pedro, o duo YOÙN ganhou fama nas ruas e nos trilhos do trem carioca. Com a sofisticação do jazz e blues em sincronia com os ritmos urbanos cariocas, os jovens de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, foram, aos poucos, formando seu público, sendo divulgados com vídeos feitos pelos fãs nas redes sociais.
A dupla soma mais de 3 milhões de views no seu canal oficial do YouTube, e acaba de lançar o seu primeiro álbum “BXD in Jazz” – como um potente grito de qualidade musical, estética, ocupação de lugares diversos e conquista de públicos distintos, com 12 faixas autorais.
A música de trabalho “Follow Me” já chega na cena com videoclipe dirigido por Gabriel Pinheiro. A música, escolhida para ser a faixa principal do álbum, traz uma sonoridade mais radiofônica e, segundo os artistas, “tem uma ótima energia para se conectar com o nosso público, cativando mais pessoas a conhecer o nosso trabalho”. Veja:
Mas, afinal, quem é YOÙN? Qual a sua trajetória? A dupla é a convidada do “Quem é”, quadro do POPline.Biz é Mundo da Música lançado em fevereiro deste ano que já publicou mais de 15 perfis de nomes que estão dando o que falar no mercado como Hotelo, Kant, Zé Vaqueiro, BIN, Diego & Victor Hugo, Krawk, Vitor Fernandes, Rai Saia Rodada, Salvador da Rima, Kawe, Japinha & Conde do Forró, Nathan, MC Drika e mais.
Acompanhe os artistas que estão se destacando na indústria musical acessando nosso Instagram, @poplinebizmm.
Quem é YOÙN?
Amigos de infância, Shuna (Alisson Jazz) e Gian Pedro nasceram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e começaram suas formações musicais na igreja. A união das harmonias vocais e o violino de Gian Pedro, com o violão e guitarra de Shuna, YOÙN cria ponte entre diversas sonoridades ao trazer em sua identidade R&B, rap, jazz, soul, trap e os ritmos urbanos cariocas.
Em 2017, o duo começou a se apresentar entre as estações de Nova Iguaçu e Central do Brasil, na linha Japeri, uma das mais populares e caóticas do sistema de trens do Rio de Janeiro. Com mais de 1 milhão de views do clipe “Meu Grande Amor” no YouTube, YOÙN conquistou seguidores e fãs de maneira orgânica a partir de seus trabalhos como artistas de rua.
Suas referências artísticas, aliadas com suas vivências das mais variadas, se tornaram referências na cultura jovem contemporânea, que inclui música, moda e consumo. Na carreira, já colecionam parcerias com artistas como Delacruz, Tuyo, e lançaram o documentário com três episódios “YOÙN – Da Baixada Pro Mundo”. Em 2020, lançaram “Besteira” em parceria com Gilsons. O duo foi indicado ao Prêmio SIM 2021 como artista revelação.
“Desde o nosso primeiro lançamento, “Meu Grande Amor”, estamos cativando um público fiel que responde positivamente à nossa arte e às nossas músicas. Lançamos mais músicas que nos deram consistência e agora tanto público quanto crítica esperam uma movimentação mais efetiva do nosso som”, revela Gian Pedro.
O duo lançou, nesta sexta-feira (23), seu primeiro álbum “BXD IN JAZZ”. Com 12 músicas autorais, o disco traz um som melódico que mistura jazz, soul, trap, dando sempre destaque na percussão, que os conecta com as suas raízes afro-brasileiras.
“O álbum vem para inserir um flow contemporâneo que pode definir uma nova fase na música brasileira e uma nova linguagem, onde acreditamos que o público pode consumir nossa música sem medo de uma sofisticação ou estética diferentes”, conta Shuna.
O disco, que conta com a participação do músico Leo Gandelman em uma das faixas, traça em sua linha narrativa a história desses dois jovens pretos e periféricos que estão em busca de reconhecimento como artistas em meio a um turbilhão de situações que determinam seu crescimento.