O nome de Scooter Braun voltou aos holofotes nesta semana após ele anunciar que está pausando sua carreira como gestor musical, a frente da SB Projects, por tempo indeterminado. Isso porque, a partir de agora, o executivo assume a posição de CEO da HYBE America, departamento americano da companhia sul-coreana que gere o BTS e é dona da plataforma Weverse.
LEIA MAIS:
- Scooter Braun pausa carreira como empresário musical para assumir cargo na HYBE
- Kelly Clarkson fala de drama entre Taylor Swift e Scooter Braun: “Se ofendeu”
- Vem aí? Jungkook e criador do BTS aparecem em estúdio com Scooter Braun
Mas, afinal, quem é Scooter Braun?
Scooter Braun já foi eleito pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. O executivo é um empreendedor das indústrias do entretenimento, música e tecnologia. Ele atua no conselho de organizações de caridade, incluindo a Make A Wish.
Em 2007, a Braun lançou a SB Projects, uma empresa de entretenimento e mídia com empreendimentos na junção de música, cinema, televisão, tecnologia, marcas, cultura e bem social. Dentre seus maiores cases de sucessos, está o cantor Justin Bieber. No mesmo ano. o executivo o conheceu através de vídeos no YouTube e se tornou seu agente.
A SB Projects também gere a carreira de outros grandes artistas, como Ariana Grande, Ozuna, Ava Max, Idina Menzel, J Balvin, Tori Kelly, entre outros.
Polêmica entre Scooter Braun e Taylor Swift
Além de ter sido empresário de Kanye West, um dos maiores desafetos públicos de Taylor Swift, Scooter Braun travou uma batalha pessoal contra a cantora. A Ithaca Records, empresa da qual ele é dono, comprou em 2019 a gravadora que detinha os direitos dos primeiros seis álbuns de estúdio dela.
À época, o dono da gravadora de Taylor afirmou ter oferecido a ela a possibilidade de comprar os masters dos álbuns, o que ela negou publicamente. A cantora lembrou ainda que Scooter Braun estava por trás da carreira de Kanye West quando ele lançou o videoclipe de “Famous”, em que ele fala que deu fama a cantora, fazendo referência a um episódio do VMA de 2009.
Devido à compra, Taylor precisou regravar versões novas dos seus primeiros álbuns, entre 2021 e 2023, após assinar um novo contrato, em 2019 com a Republic Records, da Universal Music. Além do seu primeiro disco, “Taylor Swift”, o outro álbum que ela ainda não relançou é “Reputation”, disco feito em resposta ao ataque de Kanye West.
Outras aquisições e parcerias de Scooter Braun
A empresa de Braun construiu um portfólio de aquisições e parcerias, incluindo Big Machine Label Group, Mythos Studios com o presidente fundador da Marvel, David Maisel, o estúdio de conteúdo improvisado GoodStory Entertainment com JD Roth, a aquisição da Atlas Publishing.
Além de parcerias com empresas de gestão, como Sandbox Entertainment, de Jason Owen, Morris Higham Management, bem como com Aubrey ‘Drake’ Graham e Adel ‘Future’ Nur. Braun também é cofundador da TQ Ventures, uma empresa de investimento focada em companhias em estágio inicial e de crescimento, com Schuster Tanger e Andrew Marks.
Além disso, ele também investe em outros setores, como Uber, Spotify, Songza, Casper, Waze, Dropbox, Pinterest, Coupang, Grab, entre outras companhias.