in ,

Quem é Rex Orange County, o novo queridinho do Reino Unido, empresariado e produzido pela equipe da Adele


O Reino Unido vem ano após ano nos entregando talentos que ultrapassam a fronteira e preenchem os espaços nas paradas mundiais. O até então fechado mercado norte-americano voltou a se render aos britânicos e quando isso acontece o planeta absorve suavemente o conteúdo.

O mais recente nome a iniciar essa trajetória é Rex Orange County. O nome artístico de Alex O’Connor chama atenção já no primeiro álbum com lançamento de alcance internacional, “Pony”, lançado este ano, Top 5 da parada britânica e que já marcou presença em terceira posição na Billboard 200, o ranking de discos dos Estados Unidos.

Seu estilo livre, que consegue misturar pop com elementos de indie, R&B, neo-soul e até jazz acabou chamando a atenção de muita gente do mercado. Começando pelo rapper Tyler, the Creator. O artista levou Rex Orange County para Los Angeles para trabalharem juntos em estúdio após descobrir suas músicas no Soundcloud. Da parceria nasceu a faixa de abertura do álbum “Flower Boy”, lançado por Tyler em 2017 e indicado ao Grammy em “Melhor Álbum de Rap” no ano seguinte. Rex não aparece apenas nos créditos do projeto como é o convidado creditado da faixa de abertura “Foreword”. Ele ainda chegou a viajar com Frank Ocean como parte da banda do cantor.

No mesmo ano, Rex Orange County apresentava o segundo álbum, “Apricot Princess”, ainda sem repercussão mundial. No entanto, o projeto somado com a colaboração com Tyler, the Creator ajudaram a colocar o nome do artista nas rodas de conversa entre pessoas do meio, levando o britânico ao talk show do Jimmy Fallon. Em 2018, no “The Tonight Show” ele fazia a estreia na TV norte-americana com a nova música “Loving is Easy”. A consagração no meio artístico também deixou Rex Orange County em segundo lugar na tradicional lista “Sound of…”, da BBC. O ranking é feito por críticos da música britânica e elege anualmente grandes jovens talentos do Reino Unido. Rex ficou em segundo na lista de 2018, atrás de Sigrid.

O que faltava era o reconhecimento do público e com todo esse cenário favorável, Rex voltou ao estúdio. Foi quando surgiu “Pony”, o disco que todos estão comentando lançado em outubro deste ano. Além de quinto na Official Charts, do UK, e 3º na Billboard 200, nos Estados Unidos, o projeto ainda figurou entre os mais vendidos no Canadá, Portugal, Austrália, Japão, França, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Escócia, Brasil e em outros 50 países. Por aqui, ele ainda permanece entre os mais ouvidos da Apple Music.

“10/10” é a música principal de divulgação do disco – e que também ganhou um ao vivo especial dentro do programa do Jimmy Fallon e um segundo clipe com produção do incrível canal La Blogothèque, que já trabalhou para artistas como Alicia Keys, Phoenix, The Kooks, Criolo, Franz Ferdinand e Emicida.

Para que todas essas pontas estejam alinhadas e deem resultado, Rex Orange County conta com colaboradores que tem influência no mercado e que apostam em seu talento. Seu empresário é Jonathan Dickins, o cara por trás da potência Adele, além de ter trabalhado lado a lado com um dos produtores fiéis da britânica: Paul Epworth. Outra coincidência entre Rex Orange County e Adele é que ambos estudaram na prestigiada escola de artes, a BRIT School, onde entrou tocando bateria aos 16 anos, mas rapidamente evoluiu para outros instrumentos e se abriu para a composição. De lá também saíram nomes como Jessie J e Amy Winehouse.

Rex Orange County está apenas começando. Sem pressa, ele vem conquistando espaço entre os grandes e beliscando números e reconhecimento. Sua trajetória de apenas 5 anos entre começar a estudar música e lançar seu terceiro álbum de estúdio mostra isso.