“A Casa do Dragão” é uma série que se inspira na obra “Fogo e Sangue”, escrita por George R. R. Martin, e, como toda adaptação, não é 100% fiel ao material original. Mudanças são naturais e até mesmo necessárias em alguns casos, afinal, um livro pode carregar bem mais detalhes do que uma produção audiovisual limitada a um certo número de episódios. Quem sabe, então, isso pode explicar o provável corte da personagem Nettles (em português, Urtigas) da trama.
ATENÇÃO: O texto a seguir contém spoilers do livro “Fogo e Sangue” e dos próximos episódios de “A Casa do Dragão”.
LEIA MAIS:
- Daenerys? “A Casa do Dragão” planta easter egg de “Game of Thrones”
- “A Casa do Dragão” estreia com morte chocante: saiba de quem!
- “A Casa do Dragão”: atriz revela pressão por trás da cena de morte
Mas afinal, quem é Nettles?
No livro, a jovem garota surge durante a Semeadura, um movimento que Rhaenyra e seus aliados fazem após a morte da princesa Rhaenys e Meleys na Batalha de Pouso das Gralhas. Sob seu domínio, a rainha vermelha tem três dragões sem montador: Vermithor, Silverwing e Seasmoke. Dessa forma, uma busca é iniciada para encontrar novos montadores com sangue valiriano para lutar na guerra contra os Verdes.
Acontece que Nettles não é uma descendente de Valíria, tampouco tem qualquer relação com os Targaryen. No livro, sua aparência é descrita como de uma garota “comum”, vinda do povo, com cabelos escuros e pele bronzeada. Só que isso não a impede de conquistar Sheepstealer, um dragão selvagem que perambula sozinho por Pedra do Dragão, ao levar ovelhas abatidas como alimento até que ele a aceitasse como montadora.
George R. R. Martin não confirma nada, mas dá indícios de que a técnica utilizada por Nettles pode remeter a forma como os valirianos aprenderam a domar os dragões no passado — e é exatamente por isso que seu papel é tão importante (e os fãs gostam tanto).
Pois bem, Nettles escolhe lutar por Rhaenyra no livro e protagoniza momentos de destaque, como na Batalha da Goela. Porém, sua participação não se estende até o final da guerra, pois ela supostamente teria fugido de Westeros montada em Sheepstealer após se envolver romanticamente com Daemon, marido da rainha.
Em entrevista no ano passado, George R. R. Martin chegou a revelar que gostaria de se aprofundar na história de Nettles, justamente por ela ser a exceção à regra contada de geração em geração de que apenas pessoas com sangue puro poderiam ser montadoras. No fim, sua presença na história contesta toda mitologia das criaturas e da própria família Targaryen.
Nettles pode ter sido ‘substituída’ por outra personagem recorrente da série
Desde que a segunda temporada começou, novos personagens apontados como futuros montadores de dragões foram apresentados. São eles: Hugh, o Martelo, Ulf, o Branco e Addam de Casco. Nettles, contudo, não foi mencionada nenhuma vez em “A Casa do Dragão”, não fez nem uma pequena participação e sequer foi anunciada no elenco.
Ao mesmo tempo, a trajetória de outra personagem começou a chamar a atenção dos fãs e rumores de uma suposta ‘substituição’ começaram. Rhaena, filha de Daemon e Laena, não conseguiu montar um dragão após inúmeras tentativas. Ela, então, é enviada como emissária dos Pretos no Vale de Arryn e descobre que há uma criatura adulta rondando e caçando rebanhos na região. Pelo contexto, é possível deduzir que se trata de Sheepstealer.
George R. R. Martin pode palpitar em “A Casa do Dragão”?
George R. R. Martin é produtor executivo de “A Casa do Dragão”, mas no final das contas não pode impedir que a série siga determinadas escolhas. Entretanto, na última semana o escritor fez um post curioso sobre a aparição de dragões selvagens em Westeros em seu blog. Segundo ele, as criaturas das crônicas ficam exclusivamente em Pedra do Dragão, o que vai contra a provável aparição de Sheepstealer no Vale de Arryn…