quem-e-kemuel
Foto: Diuvlgação
in

Quem é Kemuel, o coral jovem revelação do gospel?

O grupo soma mais de 718 milhões de visualizações no seu canal do YouTube e 1,5 milhão de ouvintes no Spotify

O Kemuel é considerado um dos grupos vocais mais relevantes do gospel atual. Kemuel significa “Congregação de Deus” em hebraico e se consideram interdenominacional, ou seja, que não é exclusivo de uma igreja. Seguindo a linha worship (adoração) com uma pegada jovem e descolada, o grupo atualmente é formado por David Marx, Heric Tolentino, Beresix, Eliane Marx e Priscila Olly.

O coral, formado em 2007, vive um dos seus melhores momentos e conta com mais de 1,5 milhão de ouvintes no Spotify, 2,8 milhões de inscritos e mais de 718 milhões de visualizações no seu canal do YouTube.

O grande boom do ano passado veio com o lançamento de “Algo Novo”. A música, com participação de Lukas Agustinho, já ultrapassou a marca de 130 milhões de views no Youtube e conta com mais de 28 milhões de streams nas plataformas digitais. A música é a segunda mais tocada no Top Hits Gospel da Deezer.

Além deste, o coral já possui grandes sucessos, alguns deles pela gravadora Sony Music, com quem assinaram em 2017 e vem lançando seus projetos desde então.

Mas, afinal, quem é a Kemuel? Qual a história do grupo? O coral gospel é o destaque de hoje do “Quem é” – quadro do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como GabráGabriela GomesJoão GomesDuquesa, Jessé Aguiar, Saudade, Hiran, Kika Boom, Luan Estilizado, Illy, DJ Guuga, Gabriela Rocha, Hotelo, Kant, Zé Vaqueiro, Malu, Diego & Victor Hugo, Krawk, Vitor Fernandes, Rai Saia Rodada, Salvador da Rima, Kawe, Nathan, MC Drika, OUTROEU e mais.

Acompanhe os artistas que estão se destacando na indústria musical acessando nosso Instagram, @poplinebizmm

Foto: Divulgação

Quem é a Kemuel?

No início dos anos 2000, Pr. David Marx e Eliane Marx foram convidados para participar de um encontro semanal, no qual cantavam em um grupo com mais de 60 vozes. Com o passar o tempo, o coral foi se tornando conhecido e recebiam convites para cantarem em eventos e cultos pelo Brasil, e por isso iniciaram-se teste para escolherem os cantores que continuariam fazendo parte do grupo, com o objetivo de facilitar a logística para as apresentações.

Depois de alguns anos, o coral já havia reduzido significativamente o número de vozes e, em 2007, Pr. David Marx assumiu a liderança. Ao assumir a liderança, o grupo itinerante assumiu o nome de Kemuel e lançaram o primeiro projeto musical.

Em 2009, Heric Tolentino assistiu a uma apresentação do Kemuel e foi apresentado para o grupo. Após um teste e conversa com os integrantes, Heric tornou-se membro do grupo. Alguns integrantes saíram do coral ao longo do tempo, diminuindo ainda mais o número de vozes.

Em um dado momento, o grupo estava a procura de sopranos e David Marx recebeu um vídeo da Priscila Olly cantando, e se encantou por sua voz. Mas, Priscila na época tinha 19 anos e morava em Belém e a formação do grupo era em São Paulo. Para fazer o teste presencial, a mãe dela liberou a viagem com uma condição: que o Bere a acompanhasse.

Leia mais:

Os dois embarcaram para São Paulo para uma viagem de 15 dias e acabaram estendendo sua estadia até hoje. Beresix, que não tinha a intenção de fazer parte do Kemuel, acabou sendo convidado junto com a Priscila.

Em 2018 lançaram a música “Oh Quão Lindo Esse Nome É” no projeto Sony Music Live, e a versão em português do música da Hilsong é um dos maiores sucessos do grupo. Em 2019 lançaram a primeira parte do projeto “Kemuel Worship Filhos”, que traz como mensagem principal restauração com a filiação em Deus, trazendo de volta a percepção da Paternidade de Deus em nossas vidas. O Lado A do projeto conta com os primeiros hits autorais do Kemuel: “O Teu Amor” e “Aba”, com participação de Ton Carfi.

Em março do ano passado, deram continuidade ao projeto “Kemuel Worship Filhos” com a gravação do Lado B. Em junho, lançaram o grande sucesso gospel do ano de 2020, “Algo Novo”. A música, com participação de Lukas Agustinho, já ultrapassou a marca de 130 milhões de views no Youtube e conta com mais de 28 milhões de streams nas plataformas digitais.

“Algo Novo foi a primeira música lançada do projeto e sentimos que ela tem algo muito especial desde o momento que começarmos a escrevê-la. A música já existia, o Heric tinha escrito parte dela, mas com outra perspectiva. Eu e Bere nos sentamos com ele e reestruturamos a canção, acrescentamos e tiramos algumas partes e chegamos na versão final que gravamos”, conta Pr. David Marx.

E completa: “Ela está muito ligada ao que vivemos ano passado e seguimos vivendo, sobre viver algo novo e ressignificar diversos aspectos nas nossas vidas. Ficamos muito felizes que essa canção tenha tocado tantas pessoas e espero que ainda atinja muitas outras”.

Agora Kemuel se prepara para seguir com os lançamentos dos demais conteúdo do projeto, paralisados por conta da pandemia. Ainda serão lançadas 12 faixas, entre inéditas e regravações, sendo duas com participações especiais de Leonardo Gonçalves e Kennto.

Ouça os maiores sucessos da Kemuel:

Escrito por Rafa Ventura

Bumbum de fora

Orlando Bloom aparece de bumbum de fora e marca Katy Perry

Green Day toca com fã guitarrista de 11 anos na “Hella Mega Tour”