karinah-quem-é
Foto: Divulgação/Bruno Fioravanti
in

Quem é Karinah, única mulher no Top10 das rádios?

A cantora de pagode emplacou o sucesso “No Fim do Mundo” com Belo nas rádios de todo país

As mulheres invadiram o pagode e Karinah é considerada, hoje, uma das principais representantes do gênero no país. A cantora, que cultiva a paixão pela música e pelo samba desde a adolescência, já fez diversas parcerias grandiosas com nomes da música como Ivete Sangalo, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Xande de Pilares, Luiz Melodia, Péricles, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Nelson Rufino, entre outros.

Com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube, Karinah  é carinhosamente chamada no meio artístico de Rainha do Pagode. A cantora lançou, no último mês de junho, a canção “No Fim do Mundo”, um pagode romântico composto por Fábio Marques e Juan Cavina.

Mulheres invadem o pagode e são a nova aposta do gênero para 2021; veja cantoras em destaque

A música, que teve participação de Belo, conquistou o primeiro lugar nas rádios no segmento pagode e 4º lugar entre as mais ouvidas do país, de acordo com dados da Crowley. Com isso, a cantora se torna a primeira mulher a reinar no ranking depois de mais de 20 anos onde o posto era ocupado por homens.  No YouTube, a parceria já passa de 3,3 milhões de views no videoclipe e na soma das plataformas digitais são mais de 1,5 milhão de streamings.

“Quando esta canção chegou para mim e minha equipe, na hora já tivemos certeza de que ela teria que estar neste novo trabalho! É uma música linda e que me envolvi muito”, conta a Karinah sobre a primeira faixa divulgada do álbum de inéditas “Fases de Amor”.

Mas, afinal, quem é Karinah? Qual a sua história? A artista é o destaque de hoje do “Quem é” – quadro do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como Marcynho Sensação, GabráGabriela GomesJoão GomesDuquesa, Jessé Aguiar, Saudade, Hiran, Kika Boom, Luan Estilizado, DJ Guuga, Gabriela Rocha,  e mais.

Acompanhe os artistas que estão se destacando na indústria musical acessando nosso Instagram, @poplinebizmm

Quem é Karinah?

Nascida em Curitiba e criada em Santa Catarina, Karinah começou a cantar nos saraus familiares e, ainda na adolescência, participou de festivais e passou a se apresentar por todo o Brasil, participando de espetáculos musicais, acompanhada de sua banda.

Valorizar a mulher no samba é uma das grandes bandeiras que Karinah levanta desde que começou e isso norteia a artista até os dias de hoje, em um mercado ainda muito dominado por homens.

Em 2010 gravou o primeiro álbum independente da carreira, o trabalho foi batizado com o seu próprio nome ‘Karinah’, e teve direção musical de Marcio Pimenta. Em 2012 apresentou ao público o segundo trabalho, “Você Merece Samba”, pela Sony Music, título de uma composição que ganhou de Carlinhos Brown. Dois anos depois lançou “Cheguei pra Ficar” (independente), com direção musical de Isaías Marcelo.

Após uma pausa para a gestação de gêmeos, Karinah teve um grande recomeço. Desde o início de 2019 ela tem se dedicado a percorrer o Brasil para divulgar sua música. O EP originou uma turnê que estreou em novembro de 2019, no Rio de Janeiro.

O show de lançamento reuniu uma grande banda de 13 músicos e contou com as participações especiais de Dudu Nobre, Xande de Pilares e Mumuzinho. “Medo de Amar”, que teve grande repercussão nas rádios e nas plataformas digitais no final de 2019, além disso, fez parte da trilha sonora da nova novela “Salve-se Quem Puder”, da rede globo.

Em fevereiro de 2020, Karinah fez sua estreia na Sapucaí, pela Acadêmicos do Grande Rio, como musa destaque do primeiro carro abre alas da Escola de Samba que conquistou a vice-liderança. A cantora desfilou com uma fantasia exclusiva feita sob medida pela conceituada estilista Michelly X.

Além de participar de todos os ensaios na quadra da escola e ficar com o samba-enredo na ponta da língua, Karinah fez um acompanhamento com Marcelo Chocolate, coreógrafo e professor de dança no quadro ‘Dança dos Famosos’ do programa Domingão do Faustão.

Em março de 2020, Karinah lançou em todas as plataformas de streaming e no Youtube o single “Melhor Que Nada”, que contou com a participação do grupo Sorriso Maroto. A música, bateu o primeiro lugar nas rádios, como a faixa mais executada do segmento do samba e pagode, e o Lyric Vídeo possui quase 2 milhões de visualizações.

Bruno, vocalista do Sorriso, não só participou da faixa, como também escreveu a letra com Rodrigo Oliveira e Brunno Gabryel. A canção faz parte do EP “02”, que trouxe as inéditas “Segundo Encontro” (Valtinho Jota/Douglas Lacerda) e “Sem Dó” (Dani Viana).

Mesmo sendo um ano atípico, em 2020 Karinah deu continuidade aos seus projetos e em agosto divulgou em todas as plataformas de música o EP “03” com as faixas “Promete” (Délcio Luiz/ Marcio Paiva), “Tão De Repente” (Douglas Lacerda/ Rodrigo Oliveira) e “Amor Que Não Sai” Gigi /Dan Kambaiah), regravação do sucesso de Ivete Sangalo gravado em 2014, que ganhou um clipe que já possui mais de um milhão de views.

Em outubro, a artista divulgou o EP “04”, mais um trabalho com músicas inéditas e compositores renomados. O trabalho é composto por três faixas, são elas: as inéditas “Tempestade”, composição do cantor Ferrugem, Rapha Oliveira e Adriano Ribeiro, “Castigo”, de autoria do cantor Suel e Thiago Alexandre, e a regravação “Oportunidade”, do talentoso Tatau.

Como ficar parada não combina com Karinah, a cantora está em processo de criação do “K entre nós – pagodeiras S/A”, projeto que reunirá os nomes das mulheres incríveis da música e do samba.

Ouça os maiores sucessos de Karinah:

Escrito por Rafa Ventura

Olivia Rodrigo comenta sucesso inesperado de "Traitor"

Olivia Rodrigo comenta sucesso inesperado de “Traitor”

Joshua Basset conta quem foi seu primeiro crush

Joshua Bassett conta quem foi seu primeiro crush