Connect with us

Hi, what are you looking for?

Quem é DARUMAS, trio feminino que mescla funk latino-americano e pop?

Quem é DARUMAS, trio feminino que mescla funk latino-americano e pop?

Artistas, que vão se apresentar no Rock In Rio, lançaram single e álbum de estreia este ano e têm tudo para conquistar a geração-Z

Quem cresceu assistindo a musicais como “Lemonade Mouth” (2011) e até mesmo “Camp Rock” (2008) vai se deliciar com a atmosfera apresentada pelo DARUMAS. É que o trio, que chegou com single e álbum de estreia este ano, traz aquele ideal de encontro de almas obstinadas à música que se encontram no lugar e na hora certa. A baixista argentina Aldana Aguirre, a guitarrista cubana-americana Ceci Leon e a cantora haitiana-chilena Vedala Vilmond formam o grupo, que mistura funk latino-americano e pop com um toque de nostalgia dos anos 2000 e está confirmado no Rock In Rio! Conheça o som delas!

LEIA MAIS:

Rock in Rio anuncia últimos ingressos para o Dia do Rock, que tem Avenged Sevenfold e Evanescence

Foto: Brianna Acevedo

Aldana, Ceci e Vedala já trocavam figurinha nas redes sociais à época da pandemia, antes mesmo de reunirem seus talentos musicais em um trio. O primeiro encontro aconteceu em Buenos Aires, capital da Argentina, país de origem de Aldana, a baixista do grupo. Além de, ali, naquela ocasião, estarem se conhecendo pessoalmente pela primeira vez, elas já trataram de gravar as primeiras demos do grupo, já como DARUMAS.

A conexão instantânea entre as três foi tão grande que elas compartilharam da sensação de que já se conheciam há mais tempo. Todas elas já vinham chamando atenção, individualmente, de executivos da Sony Music Latin, gravadora que representa a banda, em parceria com a Som Livre, gravadora brasileira que se juntou à label global em 2022.

Pelo fato de cada uma vir de um país diferente da outra e, com isso, carregarem influências e costumes diversos, o som do DARUMAS é multicultural, que é um dos aspectos que destaca o trio no cenário atual. As músicas, que são cantadas predominantemente em espanhol, trazem elementos do funk latino-americano, que notadamente se difere do brasileiro, do pop e da forte presença da guitarra e do baixo. É válido mencionar que as meninas também compõem!

O single que abre a discografia do trio, batizado de “Daruma” – dessa vez, no singular -, chegou no último dia 19 de abril. A faixa chegou acompanhada de um videoclipe que apresenta Aldana, Ceci e Vedala e que mostra todo o entrosamento entre elas. Rodeadas de globos de espelhos, as mirror balls, elas se dedicam nos vocais e nos instrumentos, cada qual com sua vocação, em um som alto astral e enérgico.

Não passou muito tempo até que elas entregassem seu disco de estreia, que também leva o nome do grupo – aqui, no plural mesmo. Inclusive, o nome DARUMAS é algo que gera curiosidade e cujo significado revela o próprio propósito e atmosfera da banda.

DARUMAS representa o boneco japonês visto pelo país asiático como amuleto da sorte e símbolo de perseverança para a realização de desejos. Fiel ao seu nome, DARUMAS pretende imbuir suas canções (e seu público) com o mesmo espírito de resiliência e positividade que o amuleto incorpora.

@darumasband Nuestra version electro-acústica de “Coleccionista” ️ #darumas #darumasband #musica #music ♬ original sound – DARUMAS

O álbum que inaugura a carreira do trio chegou às plataformas de streaming em 17 de maio, acompanhado de 7 músicas. Além do lead single “Daruma”, as outras faixas são “Mago”, “Coleccionista”, “Cero de Cien”, “La Llamada”, “Candy” e “Qué Suerte”.

Das faixas inéditas que vieram no disco, a que mais se destacou nas plataformas digitais foi “Mago”, que acabou ganhando um videoclipe.

Sobre a chegada do trio na cena musical do Brasil, Júlia Braga, diretora comercial e de marketing da Som Livre, disse:

“Estamos muito felizes de sermos a gravadora das DARUMAS para a audiência brasileira. Sabemos bem o quanto o público jovem e adolescente do nosso país gosta de ouvir e cantar músicas em espanhol, considerando os sucessos de bandas como RBD e de artistas que vão desde Thalia, Shakira e Jennifer Lopez, a Rosalía, Maluma e tantos outros.”

Ouça o álbum do trio: