banner com link para rádio globo
Cronista do Morro | Foto: Caio Lirio/Divulgação
in

Quem é Cronista do Morro, uma das promessas da cena hip hop?

Com versos potentes que exaltam a negritude e a luta, a cantora e compositora é um dos nomes promissores da nova cena

O som da Cronista do Morro é contemporâneo, forte e impactante. Seus versos falam sobre a luta pela liberdade, pela sobrevivência e impactam os ouvidos desde a primeira audição. A cantora, uma das maiores promessas do cenário do hip hop, acaba de ser selecionada pelo projeto Natura Musical – programa responsável por impulsionar artistas independentes, festivais e projetos musicais pelo Brasil – se prepara para uma série de lançamentos e está pronta para conquistar o país.

Leia mais:

Cronista já começou a preparação para disco que lançará com apoio do edital. O projeto compreende um lançamento 360, impulsionado pela conquista de novos territórios. Contendo a produção de conteúdo musical, um show de lançamento e a circulação em 5 festivais, a criação e produção de conteúdos e promoção. “Quando eu soube que a gente foi aprovado na Natura, não tem noção, eu quase solto fogos”, brinca. E revela, em entrevista o POPline.Biz, que compôs uma música no mesmo dia.

Cronista do Morro | Foto: Caio Lirio

 “Eu fiquei em êxtase, porque assim, esse era o ponto forte que a gente tinha para dar um up, para caminhar. Para mim, esse projeto, falando não só de carreira, mas do meu pessoal, vai modificar e vai ampliar os meus ares artísticos. Quanto mais eu vivo dentro da música mais eu aprendo, eu sinto que isso me dá um gás para permanecer na arte, focar na arte”, revela a artista.

E completa sobre as dificuldades que encontra pelo caminho: “Ser uma mulher negra, lésbica na sociedade, em Salvador/Bahia. Na verdade é muito difícil sobreviver pela arte aqui. Quando veio esse projeto, essa ideologia da Natura, pra mim foi enxergar “eu tenho uma oportunidade ali”. E é como eu falei, pra mim é muito difícil essa questão de oportunidades, nunca passa por perto, sempre sou a décima na cadeirinha da opção”.

> Clique aqui e confira a livecast do POPline.Biz com Fernanda Paiva, do Natura Musical, comentando o case de sucesso do edital e falando sobre os selecionados deste ano.

Cronista tem na rima o caminho para falar sobre as suas vivências como uma mulher da periférica que se confronta cotidianamente com a violência, precariedade e conflitos sociais. Seu próximo álbum promete trazer uma musicalidade recheada de de rap, trap, dreal e rock, cheio de groove para “conectar com o real e aliviar o cotidiano”, explica.

Mas, afinal, quem é Cronista do Morro? Qual a sua história? A cantora é o destaque de hoje do “Quem é” – quadro do POPline.Biz é Mundo da Música que traz nomes que estão dando o que falar no mercado como Tasha e Traice, John AmplificadoGabráGabriela GomesJoão GomesDuquesaJessé AguiarLuan EstilizadoRuivinha de MarteLukinhasKant, Zé VaqueiroMaluDiego & Victor HugoKrawk, Vitor Fernandes, Rai Saia RodadaNattanMC DrickaLuthuly, Marina Sena, Joel Carlo, Melly, Juçara MarçalTaty PinkDanny BondLuccas Carlos e mais.

Acompanhe os artistas que estão se destacando na indústria musical acessando nosso Instagram, @poplinebizmm.

Cronista do Morro | Foto: Caio Lirio

Quem é Cronista do Morro?

Aila Medeiros Dantas canta profissionalmente desde os 14 anos. Foi dentro do funk que encontrou uma chance para cantar. Naquela época assinava como Mc Ailinha e chegou a lançar na internet umas gravações feitas no quarto de um amigo num computador antigo.

Teve que parar aos 16 anos, depois de ser vítima de casos de abuso na noite. Nascida e criada do bairro da Liberdade, em Salvador, a cantora e compositora já tinha desistido do seu maior sonho, até que o hip hop entrou em sua vida. Foi a partir das músicas de Kamila CDD, MV Bill e Racionais MC que a artista passou a entender qual eram suas referências. Ela enxergava ali o sentimento de rua e se encontrava musicalmente.

“O conjunto de ser, saber e existir. Expressar o que eu realmente acredito e atrair pessoas que possam se conectar. Evoluir a partir dessa ideia . Educar, propagar a informação e gerar uma nova filosofia. É isso que meu som traz de especial”, resume a cantora.

Mc Ailinha passou a ser Cronista do Morro, nome que nasceu ao compor uma poesia. “Fiquei muito batendo na cabeça, escrevendo, pensando em vários nomes, só que nenhum dava certo, nenhum se encaixava. E eu não me encontrava, eu não me identificava com nome”, conta.

“Aconteceu que eu escrevi esse nome “Cronista do Morro” umas três vezes na poesia. Ai eu fiquei: ‘velho, Cronista do Morro, Cronista do Morro, Cronista do Morro’… Quando eu entendi, quando eu comecei a recitar e cantar, eu senti e foi muito direto, quando eu falava eu sentia, uma energia diferente só no nome”, conta.

Ela estreou com essa nova roupagem no Carnaval de 2019, no circuito Barra-Ondina, no qual no mesmo ano lançou seu primeiro single, “Torro”. No mesmo ano, a artista venceu o Music Video Festival na categoria de melhor edição nacional com o clipe “Terror da Leste” na escolha do júri.

Em 2020, antes da pandemia assolar o mundo, Cronista do Morro voltou a impactar o Carnaval da Bahia com sua participação no trio do Afropunk e seu show no Palco Origens, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Já em 2021, com o retorno do Festival Afropunk para a capital baiana, Cronista sobiu ao palco a convite do duo paulista Deekapz. O show foi um sucesso onde apresentou suas principais faixas, como “Terror da Leste” e “Não Bata de Frente, Desgraça”.

Também no ano passado, lançou duas músicas em parceria com a cantora Nêssa – artista de pagode baiano que vem despontando na cena, os singles “No Repeat” e “Na Maldade” que juntos ultrapassam 8 mil visualizações no YouTube. “Sendo de uma favela que realmente as coisas estão acontecendo, a violência tá ali presente o tempo todo e a partir desse ponto a música fez esse giro na minha vida”, completa a artista.

 

 

Escrito por Rafa Ventura

Bloco da Pocah agita festival Será Q Abre? em São Paulo

Lina alerta Eslô sobre votos: “Quem apanha não esquece”