Há uma década, em 21 de dezembro de 2012, ‘Gangnam Style’, de Psy, fez história como o primeiro videoclipe a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube. Como resultado, nasceu o Billion Views Club da plataforma. As informações são da Billboard.
Leia Mais:
- Exclusivo: YouTube comemora 10 anos do Billion Views Club com o vídeo em que tudo começou
- YouTube Shorts: conheça 5 maneiras que ajudam a potencializar seu canal
- Como ganhar dinheiro com conteúdo no YouTube Shorts?
O Billion Views Club é uma forma de celebrar os vídeos oficiais que atingiram o pico de viralização. O clube agora abriga mais de 300 videoclipes, incluindo muitos dos sucessos mais icônicos dos últimos 10 anos — de ‘Hello’, de Adele, a ‘Despacito’, de Luis Fonsi com Daddy Yankee .
Mas quanto os artistas recebem para ultrapassar o limite de um bilhão de visualizações de um videoclipe no YouTube? Os royalties dependem de alguns fatores. A afiliação da gravadora, a localização e o tipo de visualização afetam significativamente essas taxas. Por exemplo, artistas assinados com grandes gravadoras — que representam a grande maioria dos membros do Billion Views Club — ganham taxas mais altas na plataforma do que aqueles que não são assinados ou afiliados a uma gravadora independente.
No entanto, a localização é possivelmente o maior fator determinante de todos. Nos Estados Unidos, as taxas geralmente são mais altas do que em outros países. Portanto, enquanto um videoclipe oficial do YouTube para um artista de uma grande gravadora pode gerar uma média combinada de US$ 0,0038 por stream nos EUA, globalmente – que é como a plataforma de vídeos conta suas visualizações – a Billboard estima essa taxa em US$ 0,0026 por stream.
Já os fluxos de vídeo Premium do YouTube, visualizações de clientes que se inscrevem no nível de exibição de vídeo sem anúncios da plataforma, também são mais altos do que as reproduções de usuários no nível suportado por anúncios, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente.
Consequentemente, para artistas de grandes gravadoras, 1 bilhão de streams de vídeo em um videoclipe oficial geraria cerca de US$ 2,6 milhões globalmente. Antes que a gravadora receba sua parte nos royalties, varia muito com base no acordo individual de cada artista. Além disso, antes que o artista leve em consideração o que deve aos artistas ou produtores da faixa.
Para vídeos não oficiais que usam música, essa estimativa global de stream combinado cairia para US$ 0,0021, dados pagos mais baixos em vídeos e a superindexação da audiência de UGC em comparação com os vídeos oficiais. Portanto, para uma música de uma grande gravadora no YouTube que gera 1 bilhão de visualizações em todos os vídeos que a utilizam, a gravadora e o artista geram cerca de US$ 2,1 milhões.
Dos mais de 300 videoclipes no YouTube que atingiram 1 bilhão de visualizações, o mais rápido a atingir a marca de referência é ‘Hello’, de Adele, que levou apenas 88 dias desde o lançamento para acumular tal audiência. Em seguida, houve um empate entre ‘Shape of You’, de Ed Sheeran, e ‘Despacito’, que levaram 97 dias.
O terceiro e o quarto lugares da lista também são ocupados por canções em espanhol, com ‘Mi Gente’, de J Balvin e Willy William, conquistando o título em 103 dias e ‘Échame La Culpa’, de Luis Fonsi e Demi Lovato, levando 111 dias.