O universo audiovisual de “O Senhor dos Anéis”, baseado nos livros do autor J. R. R. Tolkien, está prestes a crescer com a chegada da série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” no Prime Video, nesta quinta-feira, dia 1º de setembro. Mas, onde a série se encaixa na linha do tempo da saga da Terra-Média?
Leia mais:
- Com “Os Anéis do Poder” em destaque, confira as estreias de setembro no Prime Video
- “Os Anéis do Poder”: Novo trailer destaca a personagem Galadriel
- “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”: Novas imagens destacam reino de Númenor
Antes de posicionarmos “Os Anéis de Poder” em um momento da história da saga de Tolkien, é preciso salientar que o autor dividiu a história em eras, sendo o momento da criação do mundo conhecido como Era de Arda, dividida em duas partes: Primavera de Arda e A Era das Árvores.
Depois vem o período conhecido como Anos do Sol, que foram divididos em três eras. E é aqui que “Os Anéis de Poder” e a saga principal, que engloba as histórias mostradas em “O Hobbit” e em “O Senhor do Anéis”, acontecem.
Cada uma dessas três eras possuem durações diferentes e foram divididas de acordo com grandes acontecimentos que marcaram cada um dos períodos.
A Primeira Era durou cerca de 590 anos, sendo o período do surgimento dos Homens e a derrota de Morgoth, o Senhor das Trevas da época.
“Os Anéis de Poder” e a Segunda Era
É no início da Segunda Era, período da história da Terra-Média que durou mais de 3 mil anos, que a série “O Senhor dos Aneís: Os Anéis de Poder” acontece.
Apesar do sentimento de paz após a derrota de Morgoth, é nesse período que Sauron começa a ascender. Antes um dos mais poderosos generais de Morgoth, Sauron começa sua caminhada para se tornar o conhecido Senhor das Trevas da saga de “O Senhor dos Anéis”.
É também na Segunda Era que são forjados os Anéis de Poder e, claro, o Um Anel.
A Terceira Era
Para finalizar os Anos do Sol, a Terceira Era compreende os eventos já conhecidos pelos fãs de “O Senhor dos Anéis”. A Terceira Era também durou cerca de 3 mil anos e foi finalizada após a derrota de Sauron no final da trilogia principal criada por Tolkien.
Há também uma Quarta Era, que se inicia após os eventos de “O Senhor dos Anéis” e é marcada pela partida dos últimos elfos da Terra-Média e também dos que foram portadores dos Anéis do Poder, como Frodo e Bilbo, que tiveram em suas posses, por bastante tempo, o Um Anel de Sauron.