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Quando e como fazer pre-save

Marina Mattoso - CEO Jangada Comunicação

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Marina Mattoso – CEO Jangada Comunicação

O ano é 2016. Você produziu vários vídeos curtos e teasers pra anunciar o seu próximo lançamento nas redes sociais.

Você quer impulsionar estes conteúdos mas, a verba de mídia é curta e dá um aperto de utilizar parte dela com o único objetivo de comunicar o que vem por aí.

Você sente que é mais válido esperar até o lançamento pra aí sim começar o aporte em mídia.

Agora, pula pra 2019. Esses conteúdos pré-lançamento não precisam mais ser utilizados “apenas” pra comunicar a novidade ao seu público.

Graças à ferramenta de pre-save, você pode adicionar um link a todos estes conteúdos e levar tráfego pro seu lançamento mesmo antes de ele acontecer.

E essa não é nem de perto a melhor vantagem! Pega a visão:

  1. Se você fizer uma boa estratégia de pre-save você ainda pode usar os números a seu favor na hora do Conte pras plataformas quantas pessoas já demonstraram interesse na sua música mesmo antes de ela ser lançada!
  2. Dependendo da ferramenta de pre-save você pode, além de pedir pra pessoa adicionar sua música na biblioteca dela no momento de lançamento, também pedir que ela te siga no Spotify;
  3. Algumas ferramentas de pre-save captam os e-mails dos usuários, ou seja, você fica com o contato direto da pessoa que se esforçou a ponto de fazer um pre-save pra sua música (pessoa maravilhosa, amamos esta pessoa);
  4. E por último mas não menos importante, o algoritmo ainda é influenciado pela quantidade de saves que sua música ganhou no dia do lançamento! Então ele provavelmente vai ampliar o alcance da sua música dentro da DSP. Sacou?!

 

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Deu pra entender como o pre-save pode ser positivo numa estratégia de lançamento, né? Então que tal dar uma forcinha pra estimular a galera a fazê-lo? É aí que entra a recompensa.

A recompensa pode ser um produto, claro, como uma caixinha de som. Mas pensa bem se essa é uma boa estratégia? Você vai gastar seu dinheirinho suado num produto caro que vai atrair pessoas interessadas em:

Opção 1 – você/sua música [   ]

Opção 2 – o produto [   ]

Tempo na tela!

Acertou quem respondeu opção 2. E aí de que que adianta você ter pessoas que não se interessam pela sua música na sua audiência? Nada.

Então foca no que agrega mais valor a longo prazo, que é quando a recompensa tem tudo a ver com a sua verdade como artista.

Nesse caso, capriche!

As opções são várias, desde recompensas locais, como a ida ao camarim, até recompensas remotas, que são minhas favoritas porque restringem menos a participação das pessoas.

Exemplos: fazer uma conversa por vídeo contando um pouco do novo projeto só pros vencedores, passar um trote pro vencedor, disponibilizar a letra completa pra todos que fizerem o pre-save, etc.

Por fim, você pode oferecer uma recompensa para quem fizer um pre-save.

Ou seja, depois de realizar a ação, a pessoa ainda receberá/concorrerá a algum prêmio. E nessa hora vale muito ser criativo.

A recompensa pode ser um produto, claro, e por vezes este tipo de premiação vai ter mais valor do que qualquer outro (exemplo: concorra a uma caixinha de som).

Mas, o que agrega mais valor ao projeto é quando a recompensa tem tudo a ver com a sua verdade como artista.

Nesse caso, capriche!

As opções são várias, desde recompensas locais, como a ida ao camarim, até recompensas remotas, que são minhas favoritas porque restringem menos a participação das pessoas.

Exemplos: fazer uma conversa por vídeo contando um pouco do novo projeto só pros vencedores, passar um trote pro vencedor, disponibilizar a letra completa pra todos que fizerem o pre-save, etc.

 

Como fazer uma campanha de pre-save?

Antes de mais nada é importante checar qual é a política da sua distribuidora. Algumas oferecem o pre-save de graça, outras cobram pelo serviço e outras nem tem.

Depois disso, pense numa campanha propre-save. Principalmente se sua distribuidora cobrar por um link, é muito importante que haja uma estratégia de divulgação da ferramenta.

Uma ação que fizemos recentemente pra um dos nossos clientes foi a disponibilização do pre-musicsticker, em parceria com o Instagram.

A ação ainda não é aberta a todos, mas é bem legal pra ilustrar.

O pre-musicsticker consiste em liberar 15s de música com exclusividade no sticker do Instagram.

Com ele, o público já pôde conhecer e compartilhar o refrão da música mesmo antes de ela ser lançada. Nós atrelamos esta ação ao link do pre-save e tivemos bons resultados.

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* Pense em campanhas de mídia, posts e recompensas pra fazer com que o seu pre-save seja convertido em muitos saves e streams da sua música nova!

E sempre muito cuidado com promoções e sorteios. Verifique as regras vigentes antes disso.

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Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação,  agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como: Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Claudia Leitte, Kell Smith, entre outros. Marina também é coordenada do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.