Qual significado das siglas CSV, CWR e DDEX usadas na música
Foto: Unsplash
in

Qual significado das siglas CSV, CWR e DDEX usadas na música?

Conheça o significado desses termos específicos utilizados no mercado musical no quadro Guia MM do POPline.Biz é Mundo da Música

Qual o significado das siglas CSV, CWR e DDEX usadas no mercado musical? Os bastidores da indústria possuem uma série de termos específicos que são importantes em determinados procedimentos e, por isso, é fundamental compreender como eles funcionam na prática.

O que é CSV?

CSV é “Comma Separated Values” (Valores Separados Por Vírgulas), ele é um formato de arquivo que pode ser importado ou exportado em programas como Microsoft Excel, Google Sheets, Apple Numbers, Google Docs, entre outros.

O que é CWR?

CWR é “Common Works Registration” (Registro Comum de Trabalho). Sigla muito conhecida das Editoras Musicais, o CWR é importante para as trocas de dados das Obras Musicais. O CWR é usado para enviar informações de repertório entre uma Editora Musical e uma Associação de Música (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro ou UBC), por exemplo, e manter as informações organizadas.

qual-significado-siglas-csv-cwr-ddex-usadas-musica
Foto: Unsplash

Leia Mais:

O que é DDEX?

DDEX é “Digital Data Exchange” (Trocas de Dados Digitais). O DDEX é um formato de troca de dados normalmente utilizado entre uma Plataforma Digital (Streaming) e uma Associação de Música.

Na prática, a plataforma digital envia o relatório completo das informações detalhadas do uso da música, como: valores, período, gravação, por exemplo, por meio de um DDEX. A Associação de Música recebe as informações e gera um “arquivo resposta” com o percentual que deve ser destinado ao titular de direitos e à própria sociedade.

>Associação Musical – Por que todo artista deve ser titular?

Digital Data Exchange, LLC (DDEX) é uma organização sem fins lucrativos formada em 2006 e tem como foco a criação de padrões de cadeia de valor de música digital. A DDEX foi estabelecida por um consórcio de empresas líderes de mídia, organizações de licenciamento de música, proprietários de direitos, provedores de serviços digitais e intermediários técnicos.

Desde então, o número de membros cresceu em todo o ecossistema de música digital em todo o mundo. Como tal, a DDEX é a única organização da indústria musical com membros abrangendo todos os setores da indústria.

>Metadados: descubra o significado e seu papel fundamental para uma música

Os primeiros membros da DDEX perceberam que a indústria legal da música digital precisava adotar padrões relacionados à forma como comunicava informações sobre obras, faixas e produtos (incluindo propriedade e informações de vendas). Conhecidas como metadados, essas informações precisavam ser comunicadas em um formato comum e depois distribuídas entre as empresas de uma forma comum para que cada parte que recebesse os metadados pudesse entendê-las.

Leia Mais:

Portanto, para apoiar a troca automatizada de informações ao longo da cadeia de valor da música digital, a DDEX padronizou os formatos nos quais as informações são representadas nas mensagens e o método pelo qual as mensagens são trocadas entre os parceiros de negócios. Esses padrões são desenvolvidos e disponibilizados gratuitamente para implementação em todo o setor. Você não precisa ser um membro da DDEX para implementar qualquer um de seus padrões.

Os padrões DDEX ajudam todos os participantes da cadeia de valor da música digital a comunicar informações de maneira mais eficaz ao longo desse ecossistema. Isso leva a transações comerciais eficientes, redução de custos e aumento das receitas para todos os setores envolvidos. O DDEX agora é o padrão de fato para a formatação e entrega de metadados relacionados à cadeia de valor da música digital e seus padrões são implementados em todo o mundo.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça  agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Gabi Martins e Tierry reatam o namoro, diz colunista

Billboard Latin Music Awards: confira indicados e como eles são definidos