Agora que a aguardadíssima e extremamente cara série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” está entre nós, a pergunta que permanece na cabeça de muitos espectadores, especialmente os marinheiros de primeira viagem na Terra-Média, é: Em qual livro de Tolkien a série é inspirada?
Leia mais:
- Com “Os Anéis do Poder” em destaque, confira as estreias de setembro no Prime Video
- Ouça a trilha sonora de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
- Peter Jackson explica por que ficou fora de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”
Apesar da pergunta ser simples, a resposta, assim como todo o universo que Tolkien criou, é um pouco mais complicada e detalhada.
Em resumo, não há um livro exato em que “Os Anéis de Poder” se inspirou. Na verdade, a série do Prime Video pegou suas informações nos chamados Apêndices de “O Senhor dos Anéis”: textos escritos por J. R. R. Tolkien para detalhar mais a história da Terra-Média.
Esses Apêndices foram então reunidos e publicados após a morte do autor no livro chamado “O Silmarillion”. Apesar disso, “Os Anéis de Poder” também bebem da fonte de outras publicações de Tolkien.
Os livros para entender “Os Anéis de Poder”
O Silmarillion
A coletânea dos Apêndices de “O Senhor dos Anéis” detalha o gênese da Terra-Média, a criação do mundo. A escrita é feita através de rimas, poemas e narrativas. É neste livro que é descrita a criação dos Anéis de Poder, que também será mostrada na série.
Contos Inacabados
Considerado um dos livros menos complexos de Tolkien, “Contos Inacabados” compila diversas histórias passadas na Terra-Média e que não foram contadas em textos anteriores do autor. O livro traz explicações sobre acontecimentos anteriores à trama de “O Senhor dos Anéis” e momentos importantes da saga.
Os Filhos de Húrin
Em “Os Filhos de Húrin”, os acontecimentos descritos e compilados em “O Silmarillion” ganham maior detalhamento e profundidade.
Beren e Lúthien
A história de amor proibido de Beren e Lúthien também aparece em “O Silmarillion” e é citada em “O Senhor dos Anéis” e neste livro é contada em sua totalidade. A história do casal é inspirada na relação de Tolkien com sua esposa, Edith.
Na trama de “Beren e Lúthien” o pai da jovem impõe uma condição quase impossível para que Beren possa se casar com ela: roubar uma das Silmarils da coroa de Morgoth, que é o Senhor das Trevas da Primeira Era da Terra-Média. O livro, então, acompanha o jovem nessa jornada épica pela Terra-Média.
O Hobbit e O Senhor dos Anéis
Compondo o que chamamos de saga principal da Terra-Média, o livro “O Hobbit” e a trilogia “O Senhor dos Anéis” ajudam a pintar o cenário completo do universo criado por Tolkien, sendo também uma influência direta aos vários Apêndices que inspiraram “Os Anéis de Poder”.