Filme brasileiro mais badalado dos últimos tempos,“Ainda Estou Aqui” é baseado em um livro de Marcelo Rubens Paiva. A obra leva o mesmo título e foi publicada em 2015 pelo selo Alfaguara da editora Companhia das Letras. O livro é biográfico e narra a história da família do autor do aclamado “Feliz Ano Velho”.
A história se passa durante os anos de chumbo, em que o Brasil esteve sob regime da ditadura militar. O pai de Marcelo Rubens Paiva, o deputado Rubens Paiva, precisou se exilar em 1964 e foi preso em 1971. Desde então, a família nunca mais teve acesso a ele. Rubens Paiva foi torturado e assassinado pelos militares.
(Foto: Divulgação)
O livro “Ainda Estou Aqui” – e o filme que chegou aos cinemas nesta quinta (7/11) – acompanha o drama de Eunice Paiva, a esposa dele. Quando o marido foi preso, ela precisou tocar a vida com cinco filhos menores de idade, enquanto lutava por respostas.
O filme “Ainda Estou Aqui”
Walter Salles, o premiado cineasta de “Central do Brasil” (1998), é quem dirige a adaptação cinematográfica do livro. O roteiro, vencedor do Festival de Veneza deste ano, é de Murilo Hauser e Heitor Lorega. O filme tem feito sucesso fora do Brasil, acumulando prêmios e já é dado como forte candidato ao Oscar 2025.
Fernanda Torres, também cotada ao Oscar de melhor atriz, é a Eunice do filme, e Selton Mello faz o Rubens Paiva. O elenco conta ainda com Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Maeve Jinkins, Dan Stulbach, Thelmo Fernandes, Daniel Dantas, Charles Fricks e Maitê Padilha, além de uma participação especial de Fernanda Montenegro.