in ,

Saiba quais são os 15 artistas mais premiados na história do Grammy

Beyoncé se tornou, em 2023, a artista mais premiada da premiação

Beyoncé no Grammy 2023.
Beyoncé. (Foto: Getty Images – uso autorizado POPline)

No domingo (4), acontecerá a 66ª edição do Grammy Awards, prêmio que define o melhor da música através da decisão da Academia de Gravação. Com mais de 60 anos de existência, grandes artistas da música global já sairam do evento premiados. Veja agora quem são os maiores vitoriosos na história da premiação.

LEIA MAIS:

Foto: Recording Academy

Em 2023, Beyoncé bateu o recorde de maior vencedora da história do Grammy Awards com, ao todo, 32 vitórias. Concorrendo com o “Renaissance”, ela saiu da premiação com quatro novos gramofones, que levaram-a do quarto para o primeiro lugar da lista. Ela, no entanto, nunca venceu uma das categorias principais da premiação.

Em segundo lugar está o maestro húngaro-britânico Georg Solti, que conquistou 30 prêmios ainda em vida. O músico faleceu em 1997 e, no ano seguinte, conquistou o troféu de “Melhor Gravação de Ópera”, fechando a sua conta com 31 gramofones.

O terceiro lugar é de Quincy Jones, empresário, músico e produtor que esteve nos bastidores da carreira de nomes como Michael Jackson, Frank Sinatra, Ray Charles, entre outros. Ao todo, o artista que, inclusive, produziu o documentário “A Noite que Mudou o Pop“, já conta com 28 gramofones.

A lista ainda conta com nomes como Alisson Kraus, Stevie Wonder, Jay-Z, Kanye West, U2, entre outros. Confira o ranking dos 15 artistas mais premiados da história do Grammy:

  1. Beyoncé – 32 gramofones
  2. Georg Solti – 31 gramofones
  3. Quincy Jones – 28 gramofones
  4. Alison Krauss – 27 gramofones
  5. Chick Corea – 27 gramofones
  6. Pierre Boulez – 26 gramofones
  7. John Williams – 25 gramofones
  8. Stevie Wonder – 25 gramofones
  9. Vladimir Horowitz – 25 gramofones
  10. Jay-Z – 24 gramofones
  11. Kanye West – 24 gramofones
  12. David Frost – 22 gramofones
  13. U2 – 22 gramofones
  14. Vince Gill – 22 gramofones
  15. Al Schmitt – 20 gramofones

LEIA MAIS:

Saiba como assistir ao Grammy 2024

A próxima edição da premiação de maior prestígio da música acontece neste domingo (4), direto da Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Com SZA liderando o número de indicações e performances de Dua Lipa, Billie Eilish, Olivia Rodrigo e mais, a honraria terá transmissão ao vivo pelo TNT.

A partir das 21h30 de domingo, 4 de fevereiro, o canal pago fará a transmissão ao vivo da premiação. Ana Furtado comanda a transmissão brasileira junto com Phelipe Cruz, como comentarista especializado, Gaby Amarantos como convidada especial, e Carol Ribeiro entrevistando as celebridades em Los Angeles.

Assim que a premiação terminar, o público poderá assistir tudo na íntegra no HBO Max. A premiação ficará no catalogo da plataforma de streaming por duas semanas.