Nesta quarta-feira (10), Beyoncé retornará aos palcos com sua sexta turnê solo. A “Renaissance World Tour” mal começou e pode já se tornar a mais rentável da história da música, de acordo com estimativas inicias. Antes disso, a cantora teve outros sucessos solos com shows incríveis. Veja como elas foram!
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Desde o início da carreira solo em 1999, Beyoncé já esteve nos palcos em cinco turnês solos, além de três feitas em conjunto, sendo duas com seu marido, o rapper Jay-Z. A última iniciou em 2016, logo após o lançamento do “Lemonade”.
Desde então, a cantora esteve poucas vezes no palco, incluindo uma apresentação especial em Dubai. Agora, ela voltará mais uma leva de shows em sua nova turnê. Antes, que tal saber quais foram as mais rentáveis? Confira o ranking!
5° lugar – Dangerously in Love Tour (2003)
A primeira turnê solo da Beyoncé teve início em 2003 e levava o nome do primeiro álbum da artista. Com apenas nove shows, todos na Europa, a cantora faturou cerca de US$ 264 mil com apresentações que passeavam pelas músicas do “Dangerously in Love” e de outros álbuns do Destiny’s Child.
4° lugar – The Beyoncé Experience Tour (2007)
Em 2006, Beyoncé lançou o álbum “B’Day” que apresentou alguns sucessos da cantora para o mundo, como “Irreplaceable” e “Upgrade U”. No ano seguinte ela trouxe a versão deluxe do álbum e apresentou a “The Beyoncé Experience Tour”.
Nos shows, a cantora se apresentou pela primeira vez com a Suga Mama, uma banda criada por ela e composta exclusivamente de mulheres. Ao todo, foram 97 apresentações divididas em países da Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e África. O retorno financeiro ficou em cerca de US$ 90 milhões.
3° lugar – I Am … World Tour (2009)
Em 2009, os fãs de Beyoncé conheceram um alterego da cantora: a Sasha Fierce. Dessa vez, a cantora, que divulgava o álbum “I Am… Sasha Fierce”, fez 108 shows em países da Europa, Américas, Ásia, Oceania e África.
Essa foi a primeira vez que a cantora se apresentou no Brasil, enquanto ela viajava com a turnê pela América Latina. No país, ela esteve em 2010 e cantou em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A turnê chegou a alcançar mais de U$ 119 milhões.
2° lugar – Mrs. Carter Show World Tour (2013)
A turnê iniciada em 2013 teve duas fases. Na primeira, Beyoncé viajou sem um álbum novo lançado e passou por países da Europa, América do Norte e América do Sul, incluindo shows em Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, no Brasil.
No entanto, em dezembro de 2013, ela lançou o “BEYONCÉ” e decidiu fazer uma nova leva de shows com as novas canções no ano seguinte. Para alguns, a segunda fase significou uma turnê nova, praticamente. No fim, foram mais de 130 shows e cerca de U$ 220 milhões arrecadados.
1° lugar – Formation World Tour (2016)
Mesmo levando o “world” no nome para identificar uma turnê mundial, Beyoncé passou apenas por países da América do Norte e Europa. A cantora, que estava na época divulgando o “Lemonade”, seu álbum visual, fez, pela primeira vez da sua carreira, uma turnê totalmente em estádios.
Os fãs acreditam que a turnê receberia mais datas, mas segundo eles, a cantora interrompeu a série de shows por conta da sua gravidez de gêmeos. Mesmo assim, a “Formation World Tour“ teve 49 apresentações com todos os ingressos esgotados e mais de U$ 256 milhões arrecadadados.
BÔNUS: Beyoncé viajou com Jay-Z em duas turnês (On The Run)
Além das turnês solos, a cantora também viajou em família. Ao lado do Jay-Z, Beyoncé estreou a “On The Run“, que teve 21 shows, sendo a maioria nos Estados Unidos e apenas dois na Europa. Com isso, o casal finalizou as apresentações com um rendimento de US$ 109,6 milhões.
Com o sucesso, os pais da Blue Ivy, Rumi e Sir se encontraram novamente no palco. Dessa vez, a “On The Run II” fizeram 48 apresentrações em estádios na Europa e na América do Norte. O resultado dos shows adicionou US$ 253,5 milhões à conta bancária do casal.
Renaissance World Tour: turnê pode marcar desempenho bilionário para Beyoncé
A nova turnê da Beyoncé sequer começou e os números, de acordo com a Forbes, podem marcar um valor histórico. A cantora, que já fez mais de U$ 250 milhões com “Formation World Tour”, pode faturar cerca de U$ 2,1 bilhões com os 57 shows confirmados e praticamente esgotados.
De acordo com a revista norte-americana, “essas estimativas impressionantes são baseadas nas suposições mais otimistas do número de fãs que compram ingressos para seus shows e no alto preço médio dos ingressos de cerca de US$ 700” (cerca de R$ 3,5 mil).
A Forbes destaca que alguns dos motivos para o lucro expressivo de Beyoncé se devem ao fato do alto preço dos ingressos, estratégia de diferenciação e liderança de custos, cobrando preços premium por um produto de maior qualidade que pode custar mais para ser produzido. Além disso, uma fonte da revista afirma que a venda de produtos merchandising também podem ser uma estratégia.