A música brasileira possui uma longa lista de artistas que já estão acima dos seus 50 anos. Ao analisar a listagem feminina, grandes nomes que marcaram o mercado nacional continuam fortes com suas carreiras até os dias atuais. No entanto, ao ver a presença e “relevância” dessas cantoras na internet, uma grande surpresa aparece: poucas possuem mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Veveta no BBB23? Ivete diverte brothers e web com tour pela casa
- EXCLUSIVO: Gloria Groove e Maria Bethânia juntas em homenagem à Alcione no Prêmio da Música Brasileira
- Homenagem à Rita Lee reúne Manu Gavassi, Luísa Sonza e Tiago Iorc no ‘Altas Horas’
Na era digital, a presença nas redes sociais para os artistas se tornou algo praticamente fundamental. É comum ver os cantores publicando e trabalhando suas novas músicas na internet para que consigam bons resultados nas plataformas de streaming.
Porém, nem todos os grandes nomes da música possuem uma legião de seguidores nas redes sociais, especialmente aqueles que estão há mais tempo na carreira. Muitos acabam sendo vítimas do etarismo, que menospreza e diminui pessoas de idade avançada, ou do esquecimento, evidenciado pelo consumo desenfreado vivido atualmente.
Por conta disso, o POPline decidiu analisar quais cantoras brasileiras acima dos 50 anos possuem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Com mais de 20 nomes buscados, apenas seis artistas atingiram o número. Vejam quem são:
Quais cantoras brasileiras acima dos 50 anos tem mais de 1 milhão de seguidores?
Marisa Monte
Com 55 anos, Marisa Monte é uma das cantoras de sucesso do Brasil, especialmente nos anos 1980 e 1990. A dona de sucessos como “Ainda Bem”, “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar” e “Velha Infância”, a artista possui 1,6 milhão de seguidores em seu perfil no Instagram.
Fafá de Belém
Aos 66 anos, Fafá de Belém divide seu tempo entre a carreira na música e na atuação, onde iniciou com musicais. A cantora, que chegou a ser jurada no “The Voice+“, acumula sucessos como “Nossa Senhora”, “Abandonada” e “Sob Medida” e tem 1 milhão de seguidores.
Rita Lee
Rita Lee é um dos nomes mais conhecidos da música popular brasileira. Aos 75 anos, a cantora é dona de sucessos que já foram regravados por diversos artistas, como “Doce Vampiro”, “Ovelha Negra”, “Desculpe o Auê”, “Lança Perfume”, “Erva Venenosa”, entre vários outros. No Instagram, ela acumula 1,1 milhão de seguidores.
Alcione
Das salas de aula para o palco, Alcione coleciona sucessos lançados em seus 75 anos de idade. A cantora é conhecida por músicas como “A Loba”, “Não Deixe O Samba Morrer”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu ébano”, “Estranha Loucura”, entre várias outras. Em seu perfil no Instagram, a artista é acompanhada por 1,5 milhão de seguidores.
Ivete Sangalo
Ivete Sangalo é a mais nova da lista. Aos 50 anos de idade, a cantora é figura garantida no carnaval, até mesmo quando a folia acontece fora de época. Seja no palco ou em cima do trio, a artista atrai multidões para cantar “Sorte Grande”, “Cria da Ivete”, “Dançando”, “Festa”, “Berimbau Metalizado”, entre outros. No Instagram, Veveta conta com cerca de 35,7 milhões de seguidores.
Inês Brasil
Inês Brasil é um ícone da internet. Aos 53 anos de idade, a cantora, que já fez os seus fãs se divertirem com músicas como “Make Love” e “Undererê”, é a apresentadora do POPlinês, quadro do site onde ela comenta notícias da internet. No Instagram, a artista acumula 1,6 milhão de seguidores.
Quais cantora brasileiras possuem menos de 1 milhão de seguidores?
Para chegar ao resultado, foi feita uma análise em mais de 20 perfis de cantoras brasileiras acima dos 50 anos. Nomes como o de Margareth Menezes, atuando no momento como Ministra da Cultura, Daniela Mercury, Elza Soares, Maria Bethânia, Leci Brandão, Mart’nália, Fernanda Abreu, Paula Toller, entre outras, ficaram de fora da lista por conterem menos de 1 milhão de seguidores.
Por isso, fica o questionamento: o que faz grandes nomes da música brasileira serem esquecidos nas redes sociais? Uma certeza, analisando as múltiplas possibilidades disponíveis, é que falta interesse ou reconhecimento do trabalho desses artistas por parte do público.