“ATENÇÃO, DISPENSA! DEVOLVER PULSEIRA AO FINAL DO SHOW!” – uma frase como essa poderia facilmente fazer parte do repertório dos shows do Coldplay. É que já é hábito que a produção da banda entregue pulseiras a cada um dos fãs já que assim que o espetáculo começa, o acessório “ganha vida” e é iluminado em diferentes cores e circuitos. Acontece que, ao contrário do que é pedido, nem todos os fãs devolvem a tal pulseira e, nesta segunda-feira (13), iniciou-se nas redes sociais uma discussão em torno da devolução do item. Em paralelo a isso, fãs se gabam por ter levado o item para casa, fazem tutorial de como usar sem a ambientação do show e até vendem online (!)…
> Pulseiras? Fãs de Coldplay levam “planetas” para casa e viralizam mais uma vez
LEIA MAIS:
- Coldplay expõe ranking de reciclagem de pulseiras e divide opiniões
- Chris Martin, do Coldplay, comparece em ensaio de bateria da USP
- Participação em show?! Chris Martin, do Coldplay, e Sandy teriam conversado por horas, diz jornal
O que culminou no debate online foi uma foto captada por um fã que esteve presente um dos recentes shows do grupo britânico em São Paulo, que mostrava um telão com um ranking das cidades por onde a banda passou com as maiores taxas de devolução da pulseira.
Bora colocar o Brasil em primeiro nesse ranking galeraaaaa!!!!
Se o Brasil quer ser mais mimado pela banda essa é uma das formas!!!Utilize outras formas de lembrança (fotos/vídeos/seu ingresso).@coldplaybrasil @forumcoldplay @Portal_Coldplay @VivaColdplay pic.twitter.com/u9qd3qGtpG
— Diego42 (@Diego_User) March 10, 2023
São Paulo, onde a turnê do Coldplay tem 6 datas, ocupa a última posição do ranking, com 79% dos assessórios devolvidos. Buenos Aires, na Argentina, está em primeiro lugar com o recolhimento de 94%, enquanto Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia, devolveram 86% e 85%, respectivamente.
A discussão sobre a devolução do item ganhou as redes sociais. Enquanto algumas pessoas se envergonharam do fato de São Paulo ter tido o menor índice de retorno das pulseiras na América do Sul, outras acharam justo os fãs levarem o item para suas casas como lembrança da apresentação.
Apesar de a orientação da produção do Coldplay para todos ser a de devolver a pulseira em prol da sustentabilidade e de, geralmente, haver uma fiscalização na saída dos eventos, há aquelas pessoas que “batem o pé” em querer levar para casa e conseguem driblar a produção da banda.
Há um registro, por exemplo, de uma menina que ganhou de outra pessoa uma pulseira após o show que a banda fez no Rock in Rio 2022 e que fez um tutorial ensinando a usar o item em casa. Válido salientar que, para isso, é necessário toda uma manobra, já que as pulseiras são programadas via infravermelho pela produção da banda durante o tempo de show.
Brasileiro e foda mano ligou a pulseira do Coldplay pic.twitter.com/9UZ6kWvSlY
— Mafiosa (@MafiosaLouca) November 2, 2022
“Quem me conhece sabe que eu não iria devolver a pulseira do Coldplay”, publicou um outro fã após um dos últimos shows na capital paulistana, que teve a atitude endossada por outros internautas impactados pelo post. “Como faz pra piscar?”, quiseram saber alguns.
Tbm n devolvi no rock in rio, como faz pra piscar ?
— Smalltown Boy (@KevenAllef) March 14, 2023
“Coldplay, pode dormir tranquilo que a pulseira não vai para o lixo, não”, postou o mesmo fã.
@coldplay pode dormir tranquilo que a pulseira não vai para o lixo não. pic.twitter.com/kGbNBgZvXc
— nem inocente nem bobo (@_miguellllllll) March 14, 2023
LEIA MAIS:
- Música inédita? Fãs comemoram surpresa no 2º show do Coldplay em SP
- Coldplay: Fãs enfrentam chuvas antes do segundo show em São Paulo
- Coldplay inicia série de shows no Brasil com superlotação e reclamações
“Beleza, mas você vai usar pra que? Vai levar na rave? No show de outro artista? Pra fazer show no banho?”, ironizou uma internauta. “Nem tinha pensado nessas alternativas, mas pretendo usar pra comer c* de curioso. Mas fique tranquila, toda emissão de carbono será neutralizada”, rebateu o fã.
Nem tinha pensado nessas alternativas, mas pretendo usar pra comer cu de curioso. Mas fique tranquila toda emissão de carbono será neutralizada.
— nem inocente nem bobo (@_miguellllllll) March 14, 2023
Uma outra internauta encontrou até um anúncio online de venda da pulseira, em um site de revendas. O fã que a pegou no show ou ganhou de outra pessoa estava cobrando R$150 pelo item.
O @enjoei aceita vender tudo hoje em dia, até pulseira “subtraída” do show do Coldplay
Detalhe: tem um aviso bem grandão no show pedindo para devolver a pulseira e está escrito na própria pic.twitter.com/uCVffm8HHQ— Rocket perdeu mané , não amola (@Rockettoy) March 14, 2023
E tem mais, viu?! Impulsionado pelos recentes debates e polêmica, a pulseira está tão em alta que tem até fã de outros artistas querendo comprar pulseiras semelhantes para usar em seus respectivos shows. Influenciou toda!
Vendo os vídeos dos shows do Coldplay estou muito tentado em comprar essa pulseira para a Soy Rebelde Tour, mas e o medo de ser um dos poucos mudando de cor igual um vagalume? pic.twitter.com/oilckrrG1d
— Felipe Abreu (@Srfelipeabreu) March 13, 2023
E você, o que acha sobre a postura desses fãs?