O POPline.Biz é Mundo da Música volta com a sua série especial dentro do quadro “Guia MM” que traz referências em atuação no mercado musical para explicar como funciona a rotina, os desafios e oportunidades da sua profissão no nosso setor.
Dando continuidade ao cargo de Label Manager, profissional crucial dentro de uma gravadora, selo, agregadora ou distribuidora para a viabilização de um projeto musical. O cargo tem como função gerenciar as etapas de um lançamento, coordenando todo plano de comunicação e marketing.
Para entender o papel do Label Manager dentro de um selo, o POPline.Biz entrevistou Ana GB, Label Manager na Mondé, que contou detalhes da sua trajetória e visão sobre a sua profissão no mercado musical.
Leia Mais:
- Profissão Label Manager: Agregadora Musical
- Profissão Digital Strategy: Gravadoras Musicais
- Profissão Digital Strategy: Agência de Marketing
Formada em Relações Públicas, Ana GB trabalha no mercado cultural de Salvador desde 2016. Ela é co-fundadora da Amores Sonoros, plataforma brasileira focada em artistas e na música preta e independente. Em 2020, criou a oficina primeiros passos para planejar a carreira na música, que conta mais de 300 pessoas capacitadas, em nove edições realizadas. Além disso, Ana foi manager da Rachel Reis, em 2021 e 2022, onde participou de todo processo de planejamento dos lançamentos.
Atualmente, Ana GB ministra oficinas, palestras e prestando serviços de consultoria e mentoria na área de gestão de carreira, planejamento de lançamentos e estratégias de comunicação para artistas da música. Ela ainda é empresária e assessora de Yan Cloud e produtora artística do grupo ÀTTØØXXÁ.
Através da Amores Sonoros, Ana GB conheceu Gabriel Marinho, da Mondé, eles sempre pensaram em fazer algo juntos, até o momento em que chegou o convite para ela fazer parte do selo e auxiliá-lo nessa jornada.
“As principais atividades de um Label Manager são: acompanhar todas as etapas de um lançamento, entender se os registros foram feitos, planejamento de comunicação e divulgação, cronograma, distribuição, pitching, licenciamento e qualquer outro detalhe necessário para que um produto seja lançado. O dia a dia tem sido com um pouco de cada coisa que falei, e também atendendo a demandas de upload dos produtos até possíveis alterações depois que ele já está na rua.”
Antes de tudo, Ana conta que é importante conhecer e observar muito o mercado da música, uma vez que as coisas mudam a cada minuto e, com certeza, se destaca aquele que está antenado e com a mente aberta para absorver as novidades. Além de, segundo a Label Manager da Mondé, se mostrar uma pessoa proativa e criativa nos momentos que as oportunidades surgirem.
Existem muitos cursos sobre o mercado musical, no entanto, não existe um específico onde saí com um certificado de Label Manager, como aponta Ana, que é enfática ao dizer que é importante conhecer como funciona o mercado como um todo.
“Acredito que isso é o que faz a diferença e pode nos tornar uma pessoa que seja a ideal para aquele cargo. Minha perspectiva e esperança é que nos próximos anos trabalhar com música seja rentável, para que seja algo além do amor, que os investimentos sejam melhor distribuídos, acredito que o setor tem um potencial enorme para crescer e nós estamos aqui estudando e trabalhando muito para que se torne real.”
Ana diz ainda que, apesar de ser formada na área de comunicação, sempre buscou cursos, oficinas e palestras extracurriculares na área da música/entretenimento. Com a pandemia de covid-19, ela teve a oportunidade de se capacitar online em organizações de renome no mercado.
“Como moro fora do eixo RJ/SP os acessos são bem mais complicados. Acredito que qualquer pessoa que queira iniciar ou fazer uma transição pode seguir esse pensamento de capacitação, além de entender como adquirir novas experiências na área, seja através de um trabalho voluntário ou buscando parcerias.”