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Profissão Digital Strategy: Agregadoras Musicais

O POPline.Biz é Mundo da Música inicia uma série explicando a função do cargo no mercado musical
Renata Gomes. Foto: Divulgação

A democratização do digital fez com que a indústria musical passasse por transformações. Inúmeras empresas e iniciativas surgiram, enquanto que as companhias já presentes no mercado, remodelaram suas atuações. Dentro desse contexto, um profissional importante ganhou ainda mais protagonismo, o “Digital Strategy”, responsável por definir e estudar as principais estratégias que serão seguidas, por meio do digital, para a obtenção de bons resultados.

Por isso, o POPline.Biz é Mundo da Música retoma a sua série especial dentro do quadro “Guia MM” que traz referências em atuação no mercado musical para explicar como funciona a rotina, os desafios e oportunidades da sua profissão no nosso setor.

Após as reportagens sobre a atuação de “Digital Strategy” dentro de uma Gravadora Musical e Agência de Marketing, o POPline.Biz entrevistou Renata Gomes, Diretoria de Marketing, Comunicação e Commercial Strategies da Ingrooves, que contou sua trajetória e visão sobre a sua profissão no mercado musical.

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A música sempre foi uma paixão para  Renata Gomes e desde muito cedo ela sabia que queria uma carreira associada a esse mercado. A sua mãe e irmã mais velha foram as suas inspirações, por terem muito conhecimento da música pop/rock/punk dos anos 70/80/90.

Ainda jovem Renata conta que era uma ávida frequentadora da cena indie paulistana. Frequentava os shows, circulava entre as bandas e eventos.

“Ficava ali olhando tudo de pertinho e tentando conhecer várias perspectivas desse mundo. Comecei participando da rotina dos amigos que tinham banda e aprendendo as dinâmicas, na saúde e na doença, nos dias de luta e dias de glória. Até que em 1999, comecei minha incursão (formalmente) no mercado da música.”

Foi no fim da faculdade de Publicidade e Propaganda que Renata Gomes começou a trabalhar em uma importadora/distribuidora de instrumentos musicais. Nesse trabalho, ela conta que passou pelos cargos de recepcionista, estagiária, coordenadora até se tornar Gestora de Marketing e Artist Relations. 

“Transitei nesse mercado por alguns anos, desenvolvendo estratégias de vendas, marketing e, claro, de conteúdo com o apoio dos artistas nacionais e internacionais que patrocinávamos com marcas gigantes do segmento”, conta. “Essa trajetória me proporcionou ‘rolês’ incríveis, como por exemplo conhecer e desenvolver projetos junto com artistas que eu admirava muito (Lulu Santos, Skank, Paralamas do Sucesso,  Kiss, Metallica, Joe Satriani e The Strokes). Vi também muitas bandas e artistas independentes nacionais ganharem o Brasil e o mundo.”

Com o tempo, Renata começou a perceber que a música e as dinâmicas de marketing e comunicação estavam mudando. Era a chegada do digital. 

A chegada da era do digital

Com o mercado da música se tornando cada vez mais digital, Renata começou a fazer cursos, especializações e a transitar em outros espaços e segmentos de mercado em busca de respostas.

“Me conectei com as áreas de economia criativa, inovação, eventos de conteúdo e festivais de música. Queria entender tudo aquilo e, num ímpeto empreendedor, comecei a migrar de área atuando como consultora de marketing para artistas, empresas e startups e, também, como palestrante e organizadora/curadora de eventos de conexão, festivais de música e tecnologia”.

“Fiz de tudo um muito”

Em 2020, Renata Gomes foi convidada para integrar o time da Ingrooves. No começo, ela entrou para a área de novos negócios, em paralelo com label management/support. Agora, assumiu a Diretoria de Marketing, Comunicação e Commercial Strategies.

A atuação de Renata na diretoria de Marketing, Comunicação e Commercial Strategies, não é só no dia a dia como ponte entre os clientes e  plataformas, mas também desenvolvendo e realizando treinamentos com o propósito de democratizar o acesso dos nossos parceiros às dinâmicas da música no digital.  

“A minha rotina é composta por desenvolver esses treinamentos, realizar reuniões com selos e artistas, análise constante de dados, desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing da empresa, desenho de processos internos dentro da minha área e, claro: muito tempo consumindo música e tentando entender tudo sobre o universo dos artistas (nacionais e internacionais), suas audiências/fã bases/conteúdos para defendê-los em reuniões com todas as plataformas.”

Renata Gomes. Foto: Divulgação

“Várias das interações propostas pelas plataformas são emulações das que temos no mundo offline”

De acordo com Renata, antes de criar qualquer estratégia digital é preciso compreender os processos sociais nos quais as plataformas se inspiram para criar links, botões e algoritmos que traduzem para o mundo virtual esses gestos, afetos e conexões. 

“Desde sempre a gente quis compartilhar fragmentos da nossa vida. Seja pela tradição oral ou mesmo em pinturas nas paredes das cavernas. Além disso, é importante considerar que cada uma das plataformas têm dinâmicas e semânticas completamente diferentes. Entendendo as diferentes abordagens, oportunidades e até mesmo a forma como cada plataforma constrói sua relação com as suas comunidades de usuários e consumidores, o trabalho de apresentar um lançamento ou uma música de catálogo vira algo ainda mais mágico”, explica Renata Gomes.  “É quase como descobrir qual idioma falar com cada plataforma para apresentar os artistas e selos. Dá trabalho e consome tempo, mas os resultados são gratificantes e sustentáveis”, complementa.

Renata Gomes. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Renata,  é importante a preocupação em capacitar artistas e selos para que entendam todos os processos que envolvem um lançamento musical desde os passos técnicos até os estratégicos. 

“É isso que vai fazer com que você possa apresentar as melhores ferramentas e direcionamentos estratégicos para cada caso, construindo cases que mobilizam audiências e, por consequência, geram resultados em streams, visualizações e engajamento. Não adianta só ficar antenado em todas as novidades das plataformas e de mercado se você não estiver antenado no seu cliente para entender se o buzz do momento vai realmente fazer sentido pra ele ou não.”

Quanto ao futuro do mercado musical, Renata acredita que, de modo geral, terá boas perspectivas para os próximos quatro anos, caso os investimentos prometidos pelo atual governo se tornem realidade. Ela ainda aponta que dentro desse panorama as empresas do segmento fonográfico tendem a se beneficiar muito e acompanhar essa movimentação, seja ampliando seus times para atender mais clientes (artistas/selos) ou procurando por profissionais que possam ajudá-las a construir e desenvolver suas estratégias de maneira mais eficiente ou inovadora. 

Já quanto às pessoas que pretendem fazer transição de carreira e migrar para o setor, Renata aconselha estar a par das oportunidades. 

“Consuma informação de veículos de qualidade, crie conexões e aprimore conhecimentos em cursos, eventos, palestras, ou seja: frequentando a cena musical. E, se quiser, vem de DM lá no instagram (@renatagomes78), que a gente marca um papo/café pra trocar ideias e aprender juntos.”

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

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