in

Profissão de Sincronização: Gravadora e Editora Musical

O POPline.Biz é Mundo da Música está fazendo uma série que explica a função dos cargos no mercado musical

Caroline Carneiro, Gerente de Sincronização na BMG. Foto: Divulgação.

A série especial dentro do quadro “Guia MM” do POPline.Biz é Mundo da Música, que traz referências em atuação no mercado musical está de volta. Nele, os profissionais explicam como funciona a rotina, os desafios e as oportunidades da sua profissão no setor.

Caroline Carneiro começou a trabalhar com música por acaso. Ela não conhecia nada sobre a Indústria Musical e nem tinha contato com pessoas do business ou artistas. Até que passou a trabalhar na Sony/ATV como temporária. À época, ela estava procurando um estágio na faculdade e calhou de uma amiga estar buscando alguém para cuidar da recepção da empresa.

Depois de alguns meses, Caroline entendeu um pouco mais de toda a estrutura desse setor e viu que era um dos caminhos que poderia juntar as suas duas paixões que tenho: música e audiovisual. 

“Comecei a me educar mais sobre isso e buscar todo tipo de informação sobre sincronização, negociação de direitos e licenciamento e foi quando surgiu uma oportunidade e tive meu primeiro cargo como Assistente de Sync para Filmes & TV. Assim como acontece na Sincronização, o timing da oportunidade se alinhou com aquela minha vontade de continuar no mercado”, conta Caroline Carneiro, Senior Manager, Synch & Licensing at BMG.

Caroline Carneiro, Gerente de Sincronização na BMG. Foto: Divulgação.

Para entender o papel de um profissional de Sincronização em uma gravadora e editora musical, o POPline.Biz é Mundo da Música entrevistou Caroline Carneiro, Senior Manager, Synch & Licensing na BMG.

Leia Mais:

POPline.Biz: Como funciona a sua rotina e quais as principais atividades e funções de quem trabalha com Sincronização?

Carolina Carneiro: O dia a dia de quem trabalha com Sincronização pode ser um pouco frenético, ainda mais quando você lida com publicidade, que tem um tempo muito curto para tudo acontecer. 

Clareza nas informações, habilidade de resolver muitas questões ao mesmo tempo e de forma dinâmica, ser organizado e, nos casos de publicidade, saber trabalhar sob pressão, é imprescindível devido ao volume de pedidos que chegam para as mais diversas variedades de escopo que precisamos cotar. Estar sempre ligado nas tendências e notícias dos mercados musical, audiovisual e  publicitário também é um ponto que conta a favor de quem cuida de Synch, pois muitas oportunidades podem surgir daí.

POPline.Biz: O setor da sincronização envolve também o imaginário dos artistas que gostariam de ver as suas obras em uma publicidade, filme, novela ou série. Quais os desafios de conseguir emplacar uma música nesses roteiros?

CC: Sincronização é o fruto do encaixe de algumas coisas, como um quebra-cabeça: você precisa que todas as peças estejam ali, no momento certo e com todos os detalhes alinhados. Para aumentar as chances de um placement de sucesso, pois muita coisa é levada em conta na hora da escolha musical. Mas, ao meu ver, o timing é primordial na hora de uma sugestão de repertório, uma criação de música para publicidade ou um encaixe perfeito para uma cena em um filme.

Por isso, sempre mantenha por perto aqueles contatos que podem ter interesse na sua música, o que você sabe que sempre estão procurando, e se possível, os mantenha alimentados de novidades e lançamentos (ou até de futuros projetos que esteja trabalhando).

Caroline Carneiro, Gerente de Sincronização na BMG. Foto: Divulgação.

POPline.Biz: Você acredita que as agências de publicidade estão mais abertas a conhecerem novos sons e artistas?

CC: Acredito que com a grande quantidade de mídias que existem hoje e as que virão existir, o mercado publicitário se abriu e continua se abrindo mais para experimentar e trabalhar também com apostas e artistas fora do mainstream, em alguns sentidos. 

Mas, ainda fica bem claro que, quando estamos falando de investimentos altos, o usual é não querer “errar” e muitas vezes acabam licenciando músicas com histórico de sucesso por conta do risco dessa aposta, o que faz os artistas que querem transpor essa barreira precisarem ter mais flexibilidade de verba na hora da negociação.

Caroline Carneiro, Gerente de Sincronização na BMG. Foto: Divulgação.

POPline.Biz: Você acredita que existe uma “formação ideal” para atuar nessa área? Quais os principais desafios que a sua atuação possui hoje e quais as perspectivas de crescimento que você enxerga? O setor está em crescimento?

CC: Não existe um curso específico que prepare esse profissional, mas eu acredito ter contato com alguma coisa entre marketing, publicidade, comunicação ou até administração (que foi o que estudei) pode te ajudar muito a ter as qualidades necessárias.

Um grande desafio hoje em dia são as diversas formas em que a música pode ser usada por terceiros, o que às vezes dificulta até mesmo a “fiscalização” desse uso, o que também é por outro lado um potencial gigantesco a ser explorado no lado de licenciamento. A tecnologia pode ajudar, fazendo com que esse mercado cresça exponencialmente no futuro (e eu acho que não vai demorar muito para isso acontecer).

POPline.Biz: Por fim, quais dicas você daria para quem deseja fazer uma transição de carreira ou investir na profissionalização para atuar neste setor?

CC: Esteja perto dos profissionais que já atuam nessa área, leia e se atualize sobre os acordos, projetos e movimentações que estão acontecendo. Comece a reparar naquele comercial que usa uma música de fundo, pare para analisar a trilha sonora da série que você está assistindo ou observe aquela tal música naquela novela nova. Esses projetos ao nosso redor passaram pelo processo da sincronização e começaram a entender o produto final que chega ao público.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook, Twitter TikTok.